A empresa de segurança Secunia lançou, no final do ano passado, uma ferramenta capaz de detectar versões inseguras dos programas. O programa rodava apenas no navegador e era limitado no número de aplicativos que ele conseguia verificar.

Personal Software Inspector

A ferramenta foi melhorada e agora é um aplicativo que pode ser instalado no PC. O Personal Software Inspector (PSI) é um programa gratuito capaz de verificar o estado de segurança de mais de 4200 programas. Quando ele encontra um aplicativo instalado que possui uma versão mais segura disponível, o programa informa um link direto para o download da mesma.

O software também conta com uma proteção residente que avisa sempre que um programa que está instalado no computador precisa de uma atualização.

Dados publicados em maio pela Secunia com base na versão web do Software Inspector mostram que 28% dos softwares detectados eram inseguros (estavam desatualizados). Isto é preocupante porque muitos ataques e invasões podem ser evitadas se o sistema operacional e os demais aplicativos instalados estiverem protegidos contra as mais novas falhas, o que só acontece nas versões mais novas.

Faça o download do programa no site da Secunia e descubra quais softwares que estão instalados no seu PC precisam de uma atualização. É provavelmente uma das melhores coisas que você pode fazer pela segurança do seu comptuador. E não custa nada.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s