Sempre que criminosos resolvem enviar as falsas denúncias de pedofilia no Orkut, a Linha Defensiva recebe e-mails de usuários confusos que perguntam, inclusive, como regularizar a situação ou até como processar o indivíduo que fez a falsa denúncia.

Se você recebeu um e-mail que diz, por exemplo, que há denúncias de pedofilia, pornografia ou vírus no seu Orkut e que pede para você acessar algum endereço (como por exemplo, clicar em um link) para “regularizar” a situação, saiba que não se trata de uma denúncia verdadeira, mas de um e-mail falso que quer lhe persuadir a entrar no site especificado. O site, porém, irá apenas instalar pragas digitais no seu computador, visto que não há nenhuma denúncia ou situação para ser regularizada.

[VEJA: Exemplo de texto e imagem da fraude]

Mensagens de e-mail que possuem denúncias contra você são sempre falsas, sejam elas do Orkut, da Polícia Federal ou outro. Outros temas comuns de mensagens do gênero são cartões e mensagens de amor, falsas pendências (de contas de telefone, por exemplo), notificações de compras que não foram efetuadas, FotoMensagens de celulares e falsos recadastramentos (de e-mail, Orkut e MSN). O Banco de Fraudes da Linha Defensiva possui exemplos destas mensagens.

Este tipo de mensagem é enviada em massa (para milhares de pessoas) por criminosos que buscam efetuar fraudes bancárias pela web. A “denúncia” não existe de fato: é apenas um dos meios de chamar sua atenção para cair no golpe.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.