Sempre que criminosos resolvem enviar as falsas denúncias de pedofilia no Orkut, a Linha Defensiva recebe e-mails de usuários confusos que perguntam, inclusive, como regularizar a situação ou até como processar o indivíduo que fez a falsa denúncia.
Se você recebeu um e-mail que diz, por exemplo, que há denúncias de pedofilia, pornografia ou vírus no seu Orkut e que pede para você acessar algum endereço (como por exemplo, clicar em um link) para “regularizar” a situação, saiba que não se trata de uma denúncia verdadeira, mas de um e-mail falso que quer lhe persuadir a entrar no site especificado. O site, porém, irá apenas instalar pragas digitais no seu computador, visto que não há nenhuma denúncia ou situação para ser regularizada.
[VEJA: Exemplo de texto e imagem da fraude]
Mensagens de e-mail que possuem denúncias contra você são sempre falsas, sejam elas do Orkut, da Polícia Federal ou outro. Outros temas comuns de mensagens do gênero são cartões e mensagens de amor, falsas pendências (de contas de telefone, por exemplo), notificações de compras que não foram efetuadas, FotoMensagens de celulares e falsos recadastramentos (de e-mail, Orkut e MSN). O Banco de Fraudes da Linha Defensiva possui exemplos destas mensagens.
Este tipo de mensagem é enviada em massa (para milhares de pessoas) por criminosos que buscam efetuar fraudes bancárias pela web. A “denúncia” não existe de fato: é apenas um dos meios de chamar sua atenção para cair no golpe.