A organização não-governamental norte-americana NCSA (National Cyber Security Alliance — “Aliança de Cibersegurança Nacional”) divulgou nota nesta quarta-feira (15/08) informando que está pedindo o apoio dos governadores e diretores de escolas para incluir “segurança online” no currículo. A organização, que quer que lições como ética e segurança digital sejam incluídas no currículo, tem o apoio de empresas como a Symantec, McAfee, CA e Microsoft.

A lei federal dos EUA No Child Left Behind (“Nenhuma Criança Deixada Para Trás”) de 2001 exige que todas as crianças tenham o conhecimento necessário para operar um computador até a oitava série. Não há, no entanto, um currículo formal sobre segurança online para ser ensinado nas escolas.

“Enquanto mais e mais crianças e adolescentes crescem em um mundo conectado, é importante que eles entendam como se comportar online, e a segurança deles depende se eles vão ou não falar com estranhos, divulgar informações pessoais em sites de redes sociais ou proteger o computador da família”, disse Ron Teixeira, diretor executivo da NCSA.

O currículo de segurança proposto possui suas lições agrupadas em três grupos: um de ética e dois de segurança. As lições de ética digital ensinam que invadir computadores é ilegal e intimidar ou atormentar outras pessoas online é tão inaceitável quanto na vida real. A primeira lição de segurança trata de situações sociais e comunicação, como as que comumente ocorrem em sites de redes sociais. Já o segundo grupo de lições de segurança digital dá noções sobre phishing, spam, pragas digitais, senhas fortes e proteção de dados pessoais.

Veja também

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

1 comentário

  1. Roger Wilco 28/08/2007 às 17:48

    Excelente solução, seria interessante algo em todos os países pois é notavel a falta de preparo das pessoas ao navegar na internet.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s