A desenvolvedora de adware Direct Revenue cessou suas operações. A data do ocorrido não pôde ser determinada, mas seus websites, Direct-Revenue.com e BestOffersNetworks.com, exibem uma mensagem dizendo que as operações cessaram, um e-mail do Gmail e instruções para a desinstalação do adware,

A companhia ficou conhecida graças ao seu adware Aurora, o adware mais persistente e malicioso que já existiu. A remoção do programa era muito difícil, sua instalação ocorria por meio de falhas de segurança e adwares concorrentes eram removidos pelo programa. Não havia programa de desinstalação; a Direct Revenue oferecia um site para que usuários removessem o programa, mas o site não tinha efeito e o programa não era removido.

Para suceder o Aurora, o programa The Best Offers foi criado. A empresa tentou limpar sua imagem e não mais distribuía seu adware por meio de websites maliciosos. Mas a mudança não impediu que sofresse um processo do procurador-geral de Nova York. Em junho deste ano, o FTC, órgão independente do governo norte-americano que busca proteger os consumidores e punir práticas anticompetitivas, multou a Direct Revenue em 1,5 milhão de dólares e ordenou que as práticas ilegais parassem.

Apesar da multa, as investigações para o processo do procurador-geral de Nova York apontaram que os donos da companhia, Alan Murray, Daniel Kaufman, Josh Abram e Rodney Hook, receberam pessoalmente mais de 28 milhões em apenas três anos, tornando a operação ilegal ainda muito lucrativa.

Mais informações

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.