A desenvolvedora de adware Direct Revenue cessou suas operações. A data do ocorrido não pôde ser determinada, mas seus websites, Direct-Revenue.com e BestOffersNetworks.com, exibem uma mensagem dizendo que as operações cessaram, um e-mail do Gmail e instruções para a desinstalação do adware,

A companhia ficou conhecida graças ao seu adware Aurora, o adware mais persistente e malicioso que já existiu. A remoção do programa era muito difícil, sua instalação ocorria por meio de falhas de segurança e adwares concorrentes eram removidos pelo programa. Não havia programa de desinstalação; a Direct Revenue oferecia um site para que usuários removessem o programa, mas o site não tinha efeito e o programa não era removido.

Para suceder o Aurora, o programa The Best Offers foi criado. A empresa tentou limpar sua imagem e não mais distribuía seu adware por meio de websites maliciosos. Mas a mudança não impediu que sofresse um processo do procurador-geral de Nova York. Em junho deste ano, o FTC, órgão independente do governo norte-americano que busca proteger os consumidores e punir práticas anticompetitivas, multou a Direct Revenue em 1,5 milhão de dólares e ordenou que as práticas ilegais parassem.

Apesar da multa, as investigações para o processo do procurador-geral de Nova York apontaram que os donos da companhia, Alan Murray, Daniel Kaufman, Josh Abram e Rodney Hook, receberam pessoalmente mais de 28 milhões em apenas três anos, tornando a operação ilegal ainda muito lucrativa.

Mais informações

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.