A Slysoft anunciou que os filmes lançados no formato Blu-Ray com a proteção BD+ podem agora ser copiados e “ripados” com a nova versão do programa shareware AnyDVD. A empresa trabalhou na quebra de proteção por aproximadamente 5 meses, mas só dois destes foram dedicados inteiramente ao projeto, já que a empresa esperou que a “guerra” dos formatos tivesse um vencedor.

Peer van Heuen, diretor da divisão de tecnologias de alta definição da Slysoft, admitiu que a proteção BD+ ainda não teve todo seu potencial aproveitado. “Lançamentos futuros certamente terão uma proteção BD+ modificada e mais polida”, diz Heuen. Mas ele deixa claro que a empresa está “um tanto relaxada” para encarar estes desafios futuros.

O anúncio da Slysoft menciona a afirmação – agora provada falsa – de Richard Doherty, do Envisioneering Group, feita em julho de 2007, de que o BD+ só seria quebrado dali a 10 anos.

Nate Lawson, profissional de segurança que trabalhou no formato, mais realista, previu no mês passado que os primeiros títulos protegidos teriam sua proteção quebrada este ano. Lawson mencionou que a quebra provavelmente seria realizada pela Slysoft. Ele ainda acredita, no entanto, que o DRM do BD+ não vai falhar e que a principal fonte de conteúdo pirata na internet seria a captura direta do vídeo.

O esquema de proteção BD+ usado nos filmes Blu-Ray é uma tecnologia de DRM [Digital Rights Management] diferente, pois faz uso de uma máquina virtual e permite que o disco execute programas no reprodutor de vídeo. Tanto o HD-DVD como o Blu-Ray suportam a proteção AACS, mas o HD-DVD não tinha algo equivalente ao BD+. Para alguns estúdios, como a Fox, o BD+ foi decisivo na escolha de qual formato seria utilizado.

As características do BD+ permitem que ele seja renovado, então é bem possível que a “quebra” do formato seja temporária.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.