No ano passado, a Microsoft forçou a equipe do AutoPatcher a retirar do ar a página de downloads. O AutoPatcher possibilitava que as atualizações do Windows fossem baixadas apenas uma vez e instaladas em vários computadores com facilidades, sendo uma verdadeira mão na roda para técnicos em informática que freqüentemente precisavam atualizar sistemas de clientes rapidamente.
A principal queixa da Microsoft era o download dos patches de um servidor de terceiros (ou até BitTorrent). A empresa alegava que algum código malicioso poderia ser incluído num pacote do AutoPatcher como se fosse uma atualização da Microsoft. Mas o funcionamento do AutoPatcher permitia que as atualizações fossem instaladas sem a verificação do WGA (Windows Genuíno), o que gerou especulações de que o principal medo da Microsoft era a atualização de sistemas piratas por meio da ferramenta.

Autopatcher Updater
Independentemente do real motivo de ter sido derrubado, o AutoPatcher está vivo outra vez. Usando o novo APUP (AutoPatcher Updater), é possível baixar todas as atualizações a partir dos servidores da própria Microsoft. Scripts podem ser desenvolvidos e permitem que diferentes aplicativos sejam atualizados/instalados em um sistema onde ele for executado (diferentes versões/idiomas do Windows, Office, PowerToys). Alguns scripts, como o Windows XP Português Brasileiro, ainda estão em fase de testes.
Para quem precisar de ajuda, há uma área reservada para usuários brasileiros e outra para portugueses no fórum oficial do programa. Considerando-se a relevância das atualizações na manutenção da segurança do sistema, não deixe de conferir o novo AutoPatcher se você é um usuário avançado ou experiente. Outro programa do mesmo gênero é o heise Offline Update