Por Fabio Assolini

Screenshot do falso e-mail
Imagem — clique para ampliar

Esse e-mail falso tenta se passar por uma notificação da Polícia Federal e acusa o usuário de ter cometido um crime informático. O arquivo oferecido, se executado, irá instalar um vírus banker — ladrão de senhas bancárias — no computador.

Se você recebeu este e-mail, ignore-o.

Conteúdo da mensagem

Delegacia de Polícia Federal

Departamento de Investigação a Crimes de Informática

Prezado Sr.(a):

Através do novo sistema de investigação e monitoramento virtual, verificamos que, o endereço IP, utilizado por sua máquina, acessou um site de conteúdo ilegal, segundo a nossa Constituição Federal, através do nosso Código Civil.

Através de um rastreamento investigativo, efetuado por nosso sistema, foi verificado também o acesso dessa conta de e-mail, no mesmo dia, onde, em contato com seu provedor de internet/e-mail, conseguimos seus dados pessoais. Por isso, estamos encaminhando a V. S.ª este e-mail, com o intuito de esclarecimento sobre a investigação aberta sobre tal acesso.

Solicitamos a V. S.ª que efetue a confirmação dos seus dados pessoais, informando no Formulário Eletrônico, bem como respondendo as questões solicitadas, para efeito comprobatório de tal esclarecimento solicitado, através do link fornecido abaixo.

O não preenchimento no prazo de 48 horas, implicará na intimação de seu comparecimento em uma Unidade da Delegacia de Polícia Federal de sua região, através de um de nossos agentes.

Atenção para este comunicado!

FORMULÁRIO.zip (260k)

Anúncios

Escrito por Redação Linha Defensiva

66 Comments

  1. Recebi hoje 31/03/09, se eu fosse hacker e manjasse de informática abriria e preencheria os dados tudo errado e mandava para eles, depois disse tiraria o virus da máquina, pelo menos daria um pouquinho de dor de cabeça a eles.

    Estes caras, em vez de usar o conhecimento que tem para o bem, preferem o pior caminho, ainda mais aqui no Brasil que é tão carente de pessoas na área de TI.

    Abraços!

    Curtir

    Responder

  2. Galera, vale a regra mais básica de todas: nenhuma instituição, seja ela pública ou privada, pede confirmação de dados ou solicita algum esclarecimento via e-mail. Em se tratando da PF, podem ficar tranquilo que caso você seja procurado, te pegarão ainda pela madrugada… no meio do sono. E faz bem quem exclui até mensagens suspeitas de conhecidos, ele pode estar com a máquina infectada e não saber ou simplesmente o endereço dele veio de gaiato.
    Outra dica, muito importante: ao encaminhar e-mail´s, limpe o corpo da mensagem e deixe apenas o assunto. As pessoas tem a péssima mania de enviar com um monte de endereços no corpo, alimento perfeito para os spammer´s de plantão.
    Valeu!

    Curtir

    Responder

  3. Pessoal, hj é 27/04/2009, quase um ano depois do primeiro e-mail!! Recebi e-mail, mas fiquei desconfiada e resolvi entrar no site da Policia Federal e vi comentários que m e ajudou! Valeu!!!.
    Concordo com Will. O pessoal deveria utilizar essa inteligência para levar nosso Brasil adiante, e não querer prejudicar as pessoas. Vamos divulgar para que pessoas não sejam prejudicadas. Nunca deixo comentários, mas como fui beneficiada através destes resolvi também participar e poder ajudar as pessoas.
    Abraços

    Curtir

    Responder

  4. Pessoal, recebi um email da receita federal dizendo que eu havia acesado um site proibido e que deveria clicar num link para ver o relatório e que eu precisava regulamentar minha situação senão seria averto um inquérito contra mim.

    Resolvi investigar e cheguei aqui, ainda bem que pessoas conscientes resolvem relatar o que acontece caso contrário eu jamais saberia que trata-se de uma fraude. Não podemos nos calar, temos que denunciar…

    Essa que recebi ainda foi mandada por uma comunidade de divulgação de negócios e não é o primeiro, já recebi outras dizendo ser da Natura, tb enviado pela comunidade. Estou relatando aquie vou alertar a comunidade(citada acima) pra tomar as devidas providências.

    Valeu pela ajuda e fica aqui o alerta a todos e a minha contribuição com a página.

    Abraços!

    Curtir

    Responder

  5. Olá pessoal, não sei se tem alguma ligação com o fato atual. recentemente fui invadido e o canalha fez um cartão de creduto em seu nome e debitado em minha conta corrente. Estou entrando com oma ação judicial no banco, pois o mesmo não quer assumir a falta de segurança que o banco tem.
    Obss “O beneficiado fez a compra nas lojas americanas.com e com sorte eu consegui o nome, o cpf e o endereço do mesmo”.
    No momento não posso divugar o nome dele.

    Curtir

    Responder

  6. Recebi este mail depois da curta visita no Brasil. Preocupante é a facilidade com que os malandros chegam a obter , provavelmente atravês das redes wireles, os dados das potenciais vítimas de hacking. Felizmente a qualidade linguística destas intimações é baixa e da para imediatemnte entender de que se trata dum golpe.
    Parabens por criarem este blog que ajuda a muitos
    Boa continuação

    Curtir

    Responder

  7. edson ferreira 04/10/2009 às 11:16

    enviaro pra mim dizendo que o detetive particular não tem nem um vinculo e nem registo no departamento da policia federal isto é verdade

    Curtir

    Responder

  8. estou sendo clonada em uma sala de bate pao,e estão me acusando de coisas horrivél com meus amigos,como fasso para desmascarar o clone da sala,este clone ele é racker ,ha pocibilidade pra mim descobri e desmascara-lo na sala,por favor me ajuda,muito obrigado.

    Curtir

    Responder

  9. Hoje recebi este e-mail e o encaminhei a verdadeira Delegacia de Crimes Virtuais. Incrivel é a ousadia destes criminosos…

    Curtir

    Responder

  10. há 45 dias e até hoje tem um fraudador na net, pegando meus e-mail e com o nome do meu e-mail ele fica fazendo chantagem em meu nome, eu faço outro e-mail ele descobre, não sei a quem pedir ajuda.hoje ele já entrou no meu e-mail novo.

    Curtir

    Responder

  11. Cris_maforte 17/04/2012 às 18:08

    me mandaram isso 

    Curtir

    Responder

  12. também recebir esta email e acabei tentando abrir para ver do que se tratava mas meu sistema de antivírus me alertou , nem li oconteudo, procureo a pagina da policia federal aqui e descobrir estes depoimentos agora estou tranquilo, na hora a gente não sabe o que fazer com tanta curiosidade, mesmo num país democratico precisamos tomar cuidado.

    Curtir

    Responder

  13. Recebi e abri, é mole? Mané, pra caramba! Imediatamente alterei minhas senhas bancárias. Será que isso resolve?

    Curtir

    Responder

    1. MariaCristina 22/08/2013 às 13:26

      lavilad,
      Se a máquina foi infectada, trocar as senhas através da máquina infectada não vai resolver. Você precisa usar uma máquina segura para trocar as senhas, e não usar o internet banking e nem logar em redes sociais e e-mails enquanto a máquina estiver infectada.

      Curtir

      Responder

  14. Recebi hoje esse e-mail, em 2014! Agora eles inventaram um endereço de envio muito mais plausível e que deve fazer muito mais vítimas: investigacaovirtual@dpf.gov.br
    No entanto, quando se passa o mouse por cima dos anexos e até mesmo do endereço do site da polícia federal, escritos no e-mail, se vê que o site que será encaminhado é algo iniciado em sycr-alguma-coisa… Portanto, jamais poderia ser da polícia federal. É preciso ficar atento!

    Curtir

    Responder

  15. Crisdeilene Sousa 25/02/2015 às 18:04

    Meu marido tb recebeu um e-mail parecido com esses PROCEDIMENTO INVESTIGATÓRIO N.º 2983. 10/12/2013

    INTIMAÇÃO PARA COMPARECIMENTO EM AUDIÊNCIA, relativa ao procedimento investigatório em epígrafe, em tramitação nesta Regional,
    conforme despacho em anexo.

    ANEXO: INTIMACAO-MPF.SCR” (312k)

    © Copyright Departamento de Policia Federal – DPF.
    Coordenação de Tecnologia da Informação – CTI, Brasília-D

    Gostaria de saber se é fraude pq agora ele tentou imprimir a intimação e apareceu outras coisas no lugar.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s