Adeptos do Xintoísmo pedem proteção divina para impedir que pragas digitais e outros defeitos atinjam seus equipamentos digitais, noticiou o site Independent Online (IOL). O Xintoísmo é a religião tradicional da Terra do Sol Nascente.

A matéria do IOL foi publicada na última sexta-feira (5) e afirma que o templo Kanda-Myojin, localizado próximo ao distrito tecnológico de Akihabara, em Tóquio, tem se tornado popular entre os geeks e amantes de dispositivos eletrônicos. Rituais realizados por séculos para proteger a vida e os bens materiais das pessoas receberam um upgrade para também espantar as pestes virtuais.

Akihabara é conhecido por ser o centro da cultura tecnológica no Japão, contendo um enorme complexo de lojas onde pode ser encontrado qualquer gadget, eletrônico, computador, videogame ou DVD.

O The Inquirer comentou a prática e sugeriu que, talvez, ela seja tão efetiva quanto “alguns pacotes de software comerciais” de proteção.

A opinião do Inquirer é questionável. Pode-se dizer, pelo menos, que não há problemas de falsos positivos, como outra solução japonesa demonstrou ter.

Infelizmente, não há informação a respeito do preço do ritual, portanto uma comparação imparcial a respeito do custo-benefício da prática não pode ser realizada.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s