Adeptos do Xintoísmo pedem proteção divina para impedir que pragas digitais e outros defeitos atinjam seus equipamentos digitais, noticiou o site Independent Online (IOL). O Xintoísmo é a religião tradicional da Terra do Sol Nascente.
A matéria do IOL foi publicada na última sexta-feira (5) e afirma que o templo Kanda-Myojin, localizado próximo ao distrito tecnológico de Akihabara, em Tóquio, tem se tornado popular entre os geeks e amantes de dispositivos eletrônicos. Rituais realizados por séculos para proteger a vida e os bens materiais das pessoas receberam um upgrade para também espantar as pestes virtuais.
Akihabara é conhecido por ser o centro da cultura tecnológica no Japão, contendo um enorme complexo de lojas onde pode ser encontrado qualquer gadget, eletrônico, computador, videogame ou DVD.
O The Inquirer comentou a prática e sugeriu que, talvez, ela seja tão efetiva quanto “alguns pacotes de software comerciais” de proteção.
A opinião do Inquirer é questionável. Pode-se dizer, pelo menos, que não há problemas de falsos positivos, como outra solução japonesa demonstrou ter.
Infelizmente, não há informação a respeito do preço do ritual, portanto uma comparação imparcial a respeito do custo-benefício da prática não pode ser realizada.