A terça-feira dos patches de dezembro (9) trouxe um total 28 correções para problemas de segurança existentes no Windows, no Internet Explorer, no Office, no Windows Media e no SharePoint. Os remendos foram distribuídos entre oito boletins de segurança. Das 28 vulnerabilidades eliminadas, 23 são consideradas críticas.
O boletim MS08-070 traz seis correções para ActiveX que podem ser utilizados por páginas web para infectar internautas que estiverem utilizando Internet Explorer. Uma das falhas corrigidas no boletim, que não é tão grave, era conhecida desde o mês de agosto.
Inaugurado em outubro, o índice de exploração marcou a maioria das falhas como de possível exploração. Somente o boletim MS08-071, sobre problemas no GDI, não teve nenhuma falha com o índice “1”, o mais grave.
O boletim mais extenso, MS08-072, conserta oito falhas no Microsoft Word. Elas permitem que um arquivo aberto no programa resulte na infecção do sistema. O erro é mais grave no Office 2007, porque o Outlook utiliza o Word como editor de e-mails. Um invasor poderia gerar uma mensagem de e-mail capaz de infectar um sistema simplesmente ao ser lida no Outlook 2007, dispensando a necessidade abrir um anexo.
O Word não foi o único programa do Office que recebeu correções. Três falhas do Excel foram descritas no boletim MS08-074. Também receberam correções o WIndows Media Components (MS08-076) e o Windows Explorer (MS08-075).
Há ainda correções para o Internet Explorer, no patch cumulativo descrito no boletim MS08-073. Quatro problemas novos foram consertados no navegador. Eles permitem a infecção do sistema por meio de páginas maliciosas, que podem ser inseridas em sites legítimos ou mesmo em anúncios publicitários.
Administradores serão os únicos a analisar o boletim MS08-077, que detalha um problema no SharePoint, usado para trabalhos colaborativos.
As correções podem ser obtidas por meio do Microsoft Update. As atualizações automáticas do Windows são também uma ótima opção.