Junto à epidemia de gripe suína pelo mundo surgiu uma “epidemia” virtual de spam sobre a doença, conforme noticiado na quinta-feira passada (29/04) pela Linha Defensiva.

Inicialmente, a maioria das mensagens era em inglês e continha links para sites de venda de viagra, geralmente sem riscos de infecção do computador por códigos maliciosos.

Mensagens mais recentes, porém, são escritas em português e ilustradas com o logotipo da Rede Globo de Televisão e cabeçalho do portal Globo.com. Os e-mails oferecem ao usuário supostas imagens da fase terminal da gripe suína, apontando para links que na verdade contém programas de roubo de informações bancárias, os cavalos de tróia Banker.

Outra versão do phishing brasileiro mira usuários do Serviço Nacional de Segurança Pública (SENASP). O SENASP é usado pelos agentes de segurança brasileiro para pesquisa de suspeitos, e possui informações pessoais de cada cidadão brasileiro. O hacker que eventualmente obter acesso ao SENASP através dos spams contaminados poderá acessar informações sigilosas de qualquer brasileiro.

Recomenda-se apagar as mensagens imediatamente, ou, pelo menos, não abrir os links nelas presentes. Isso é suficiente para não ser contaminado.

Anúncios

Escrito por lbrito1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.