Recentemente, computadores-zumbi (bots) lançaram ataques de negação de serviço (Denial of Service ou DDoS) contra alvos civis e governamentais dos Estados Unidos e Coréia do Sul. Agora há uma gradual redução dos ataques; porém, especialistas afirmam que os computadores infectados contém código que pode provocar a destruição dos dados armazenados no PC.

Bots são os PCs infectados por determinado código que permitem controle parcial ou total por terceiros. Podem formar um conjunto coeso chamado botnet. Foram botnets que atacaram, de maneira conjunta, sites do governo e de empresas da Coréia do Sul e EUA neste mês.

Especialistas afirmam que o código usado para infectar e tomar controle dos computadores-zumbi é uma versão do vírus Mydoom, famoso por atacar o site da Microsoft em 2004. Segundo os especialistas, esta versão do Mydoom está programada para baixar certo código de diversos servidores pela web.

Esse código inclui um cavalo de troia que apaga ou torna inacessíveis os dados do disco rígido, substituindo-os por mensagens ou encriptando-os. Além do disco rígido, qualquer outra forma de armazenamento ligada ao PC, como pendrives, também são afetadas.

Nesta sexta-feira (10) a equipe de resposta a ataques virtuais do governo sul-coreano confirmou casos de perda de dados entre computadores-zumbi.

Os especialistas estimam que 60 a 100 mil computadores estão infectados com o código potencialmente “suicida”. Não há, segundo eles, motivo para medo entre usuários que estejam protegidos por antivírus atualizados e tenham tomado o cuidado de não abrir anexos de e-mails suspeitos.

Anúncios

Escrito por lbrito1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.