O relatório semestral de segurança da IBM X-Force revelou o aumento do comprometimento da segurança em sites vistos como confiáveis. Segundo o estudo da empresa, cada vez mais sites de busca, do governo e de notícia, tradicionalmente vistos como seguros, estão sendo usados para hospedar e distribuir malware.

Segundo o diretor da equipe da X-Force, Kris Lamb, todo usuário está em risco de segurança, independente do seu comportamento de navegação na internet, e todo site deve ser visto como suspeito de abrigar falhas de segurança.

O relatório indicou um aumento de 508% no número de novos links levando a conteúdo malicioso na primeira metade de 2009. Apesar da maioria dos malwares ainda se encontrar em sites pornográficos e de jogos de azar, o estudo aponta uma tendência crescente de encontrar tal conteúdo em sites de busca e páginas pessoais.

Os criminosos estariam aproveitando falhas como vulnerabilidades de injeção de SQL, que podem ser usadas para comprometer bancos de dados. Ainda segundo a pesquisa, os ataques deste tipo no primeiro quadrimestre de 2009 cresceram 50% em relação ao último quadrimestre de 2008.

No primeiro semestre de 2009, trojans especializados em furto de informação e distribuição de conteúdo malicioso se mantém como o tipo de malware mais comum, representando 55% do total, um aumento de 9% em relação ao segundo semestre de 2008.

Anúncios

Escrito por lbrito1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s