O especialista em segurança da Sophos Labs Dmitry Samosseikko expôs uma rede de spam e malware diferenciada durante a conferência Virus Bulletin 2009, em Genebra, na Suíça. A novidade está no modo de agir dos criminosos: segundo o pesquisador, um site chamado Mac-codec.com estava oferecendo 43 centavos de dólar por cada instalação de malware num Mac.

Segundo Samosseikko, a rede “comissionada” de spammers e criminosos virtuais chama-se Partnerka e é de origem russa. A organização é focada em ataques contra a plataforma Mac e faz uso de engenharia social para conseguir infectar os computadores.

Uma das formas mais comuns de malware para Macs é o falso codec de vídeo, instalado com consentimento do usuário através de técnicas de engenharia social. Os falsos codecs alteram as configurações de rede do Mac para realizar redirecionamentos, especialmente de anúncios publicitários e pesquisas online, permitindo que os criminosos ganhem dinheiro.

Anúncios

Escrito por lbrito1

2 Comments

  1. “A organização é focada em ataques contra a plataforma Mac e faz uso de engenharia social para conseguir infectar os computadores.”

    Estão fazendo intercambio com os crackers brasileiros. :)

    Curtir

    Responder

  2. Maria Amélia 15/10/2009 às 22:08

    E como se não bastasse, a nova onda agora é o nobel de Obama, um novo virus. Já choveram emails para não abrir que apaga tudo do computador. Será que estão pagando também?

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s