O YouTube começou a sofrer um ataque entre a tarde e início da noite deste domingo (26) no qual títulos de vídeos populares foram alterados. Vídeos de contas como a de Felipe Neto e dos Vídeos Improváveis tiveram seus títulos alterados. Segundo apuração da Linha Defensiva, um erro amador no painel de administração do YouTube permite que o título de qualquer vídeo do site seja alterado.

Os usuários que tiraram proveito da falha carimbaram os vídeos alterados com seus nomes de usuário no Twitter. “A falha é tão idiota que ninguém tinha pensado até agora em testar”, afirmou o estudante de informática Rodrigo Lacerda, que teve contato com os detalhes técnicos da vulnerabilidade, mas que não a explorou.

O problema não parece permitir a criação de vírus ou outros códigos maliciosos, permitindo apenas a “brincadeira” de alterar os títulos. Até mesmo vídeos em destaque na página principal do YouTube tiveram seus títulos alterados. Centenas de conteúdos foram modificados, no total, mas é difícil saber exatamente qual a proporção do ataque, porque a falha teve seus dados divulgados para várias pessoas.

O Google foi contactado, mas ainda não se manifestou.

Reproduçãoyoutubetitulo

Vídeos com títulos alterados no YouTube
Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

2 comentários

  1. ridiculo, deve ter aver com a integraçao com o twiter

    Curtir

    Responder

  2. Incrível, esse final de semana foi tirado para buscar as vulnerabilidades dos produtos Google, por enquanto são essas falhas pequenas, mas quero ver se encontram algo grande, ai sim, TODOS iremos sofrer =/

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s