O leitor Rodrigo enviou a seguinte dúvida para a Linha Defensiva:

Recebi um e-mail desagradável e consegui rastrear o numero do IP [número]. Cheguei até a Telemar (Oi), mas preciso mesmo saber o nome da pessoa dona desse IP e também a cidade de origem desse IP. Vocês podem me ajudar?

Rodrigo, a única maneira de saber o dono de um IP, com certeza, é entrando com um processo na Justiça solicitando essa informação. Descobrir a cidade a partir do IP é possível em algumas circunstâncias, mas nem sempre essa informação é confiável porque depende de configurações no provedor e da topologia da rede – que pode ser enganosa quando se está buscando maneiras de rastrear um IP.

Ferramentas como o Whois, que mostra informações sobre a responsabilidade de um IP não são sempre confiáveis para determinar a cidade. Por exemplo, um provedor pode ter sede em São Paulo e operar em outras cidades. É possível que o IP aparece como sendo de São Paulo, quando na verdade é outro usuário que o está utilizando.

Outra questão com a qual você precisa ter cuidado é a possibilidade de o e-mail ter sido enviado a partir de redes sem fio abertas ou computadores públicos. Isso complica muito.

Dependendo da questão, você pode tentar levar à polícia, mas contratar um advogado também é uma opção interessante, se a mensagem realmente estiver lhe trazendo incômodos, e, mais ainda, se o e-mail faz parte de um processo contínuo de ameaças ou ofensas que você tem recebido por telefone ou outros meios.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

3 Comments

  1. Kayuri alle 17/07/2012 às 16:51

    gostaria de saber como fasso pra rastrea o ip de alguem pelo avst internet security( ant virus) alguem me responda.vlw

    Curtir

    Responder

  2. meu facebook tem sido acessado de são paulo, pude perceber no sessão ativadas. tenho o número do ip android e windows, com isso é possível saber quem está violando meu endereço. preciso muito dessa informção

    Curtir

    Responder

  3. Boa noite, gostaria de saber se é possível descobrir um perfil de face falso e quem o criou sem ajuda judicial apenas???

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s