Uma versão do vírus Koobface, vírus conhecido por atacar o Facebook, tem a capacidade de infectar sistemas com Windows, Mac ou Linux. Pelo menos foi isso que disse a fabricante de antivírus Intego no final de outubro. Mas ele pode não ser um Koobface.

As companhias de antivírus discordam a praga seja apenas só uma versão do Koobface. A praga, cujo nome é um anagrama do nome da rede social mais popular do mundo, o Facebook, é um dos maiores problemas de segurança na internet atualmente. A receita gerada pela operação criminosa teria chegado a pelo menos US$ 1,8 milhão no ano passado. Os vírus desse grupo são vários, mas todos compartilham algumas características e, por isso, recebem o mesmo nome.

Então a Microsoft, a ESET e a Sophos discordam que a praga multiplataforma teria alguma ligação com o famigerado Koobface. Na verdade, é outro vírus e o nome dele é Boonana. Pelo anúncio da Microsoft, não ficou claro se havia outra praga infectando Mac e Linux, ou se o Koobface na verdade sempre foi o Boonana.

Fernando Cima, que é especialista em segurança da Microsoft, confirmou para a Linha Defensiva que a informação da MS se refere à mesma praga, mas que a empresa entendeu que o código é muito diferente. As similaridades se limitam ao modo de ataque – os links com vídeos – e a atuação, ou seja, em redes sociais (o Koobface não se limita mais ao Facebook hoje em dia).

Resumindo, só existe uma praga que infecta Windows, Mac e Linux por meio do Java e que se espalha pelo Facebook. O que não sabemos é se ela é um Koobface ou uma Boonana. Mas o time da segunda opção tem nomes melhores – Microsoft, Sophos, ESET, SecureMac – do que o primeiro (Intego apenas; a SecureMac também inicialmente, mas mudou de ideia).

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.