Uma versão do vírus Koobface, vírus conhecido por atacar o Facebook, tem a capacidade de infectar sistemas com Windows, Mac ou Linux. Pelo menos foi isso que disse a fabricante de antivírus Intego no final de outubro. Mas ele pode não ser um Koobface.

As companhias de antivírus discordam a praga seja apenas só uma versão do Koobface. A praga, cujo nome é um anagrama do nome da rede social mais popular do mundo, o Facebook, é um dos maiores problemas de segurança na internet atualmente. A receita gerada pela operação criminosa teria chegado a pelo menos US$ 1,8 milhão no ano passado. Os vírus desse grupo são vários, mas todos compartilham algumas características e, por isso, recebem o mesmo nome.

Então a Microsoft, a ESET e a Sophos discordam que a praga multiplataforma teria alguma ligação com o famigerado Koobface. Na verdade, é outro vírus e o nome dele é Boonana. Pelo anúncio da Microsoft, não ficou claro se havia outra praga infectando Mac e Linux, ou se o Koobface na verdade sempre foi o Boonana.

Fernando Cima, que é especialista em segurança da Microsoft, confirmou para a Linha Defensiva que a informação da MS se refere à mesma praga, mas que a empresa entendeu que o código é muito diferente. As similaridades se limitam ao modo de ataque – os links com vídeos – e a atuação, ou seja, em redes sociais (o Koobface não se limita mais ao Facebook hoje em dia).

Resumindo, só existe uma praga que infecta Windows, Mac e Linux por meio do Java e que se espalha pelo Facebook. O que não sabemos é se ela é um Koobface ou uma Boonana. Mas o time da segunda opção tem nomes melhores – Microsoft, Sophos, ESET, SecureMac – do que o primeiro (Intego apenas; a SecureMac também inicialmente, mas mudou de ideia).

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.