
O Windows XP 64 bits não têm os mesmos recursos que os Windows Vista e 7 64 bits. (Foto: Divulgação)
Uma leitora enviou a seguinte pergunta para a Linha Defensiva:
Um notebook de 64 bits foi formatado e instalaram um sistema de 32. Estou perdendo espaço, não é? Como voltar a ter 64 bit?
Em relação ao espaço físico em disco, na verdade você está ganhando, porque a versão 64 bits ocupa em torno de 4 GB a mais do que a 32 bits. Isso porque ele é compatível com o sistema 32 bits e precisa de componentes extras para conseguir essa compatibilidade. Veja no site da Microsoft os requisitos do sistema.
Para voltar a usar a versão 64 bits, você terá que formatar seu notebook novamente e instalar a versão que você quer.
Existe diferença sim entre as duas arquiteturas, mas não são diferenças visíveis a “olho nu”, e sim diferenças técnicas.
Memória
Os sistemas 32 bits só gerenciam 3,2 GB de memória. Isso significa que você pode ter 4 GB ou mais de memória instalada fisicamente na sua placa-mãe, mas o sistema só irá enxergar os 3,2 GB. Já os sistemas 64 bits conseguem gerenciar toda a memória instalada. Os recursos da placa-mãe podem influenciar nesses valores, mas isso seria melhor discutido em outro momento.
PatchGuard
Os Windows 64 bits a partir do Windows Vista contam com dois recursos de segurança a mais: Kernel Patch Protection (ou PatchGuard) e Digital Driver Signing Check.
O PatchGuard é um mecanismo que protege o núcleo do Windows contra alterações. Esse núcleo é chamado de kernel. Existem vários vírus que conseguem fazer alterações no kernel para conseguirem se esconder de antivirus e do próprio sistema.
Esse mecanismo exclusivo dos 64 bits bloqueia a ação desses vírus. Embora já existam pragas capazes de burlar essa proteção, ela dificulta a criação de pragas digitais.
Digital Driver Signing Check
Por fim, o Digital Driver Signing Check é uma verificação de assinaturas digitais de drivers. Vários aplicativos que interagem com o hardware precisam de um driver para fazer essa interação. Por exemplo, o som, o mouse, o teclado e o vídeo do seu computador são controlados por esses drivers. Esses drivers são executados de uma forma especial pelo sistema, e alguns são executados antes mesmo do Windows aparecer na tela.
Alguns vírus também tiraram proveito disso, com o mesmo objetivo de sempre: permanecerem escondidos e indetectáveis. Os Windows 64 bits verificam se o driver é assinado digitalmente e não permite a instalação de drivers não assinados. Da mesma forma, já existem pragas capazes de driblar esse recurso, mas muitos vírus ainda são incompatíveis com o Windows de 64 bits por esse motivo.
Vale a pena?
Se você tem 4 GB ou mais de memória RAM e um HD grande o suficiente para fazer a diferença de espaço não ser significativa, o Windows com 64 bits vale a pena sim. Apesar de suas funções de segurança estarem sendo burladas pro criminosos, ela ainda é mais seguro e sempre existe a possibilidade de a Microsoft lançar atualizações para esses recursos.
Muito boa a pergunta e a resposta ai descritas. Me ajudou muito. Gostei ainda mais foi a forma como explicam, detalhada, dá bem para entender, porque tem muitos leigos no assunto.
Parabéns.
CurtirCurtir
windowssystem32drivers, este tipo de ficheiro é necessário num sistema de 64 bits? Obrigado pela ajuda.
CurtirCurtir
Como faço para mudar windows vista home basic 32 para 64? O processador suporta 64 bits. Tenho 2 g de memória ddr3
CurtirCurtir
Devido a minha placa mãe só suportar 64 bits intalei o seven 64 e nunca soube a diferença…acontence que muitos programas não rodam nessa plataforma e não tenho visto nenhum ganho nisso mesmo tendo uma Asus chipset Z77.4 gb de memo dual e roda menos que meu antigo intel generico ddr2.Ai fica a duvida.
CurtirCurtir