Página falsa do Google (Foto: Reprodução)

Página falsa do Google tem erros no layout. (Foto: Reprodução)

A fabricante de antivírus F-Secure publicou em seu blog a descoberta de um novo vírus capaz de redirecionar usuários do Mac OS X, da Apple, para páginas falsas do Google. O malware se passa por uma atualização do Adobe Flash Player, induzindo o usuário a instalar a falsa atualização. A “atualização” na verdade é um trojan.

Depois de instalado, o malware modifica o arquivo hosts da vítima, adicionando um endereço IP malicioso da Holanda. Cada vez que o usuário tentar acessar uma página original do Google, vai acabar sendo redirecionado para uma página falsa.

A página falsa tem problemas no layout, o que facilita a identificação e mostra a falta de sofisticação do código malicioso.

Ação do vírus

O vírus age apenas quando o usuário infectado acessa a falsa página. Quando é feita uma busca, o site retorna resultados compatíveis às palavras chaves pesquisadas, adicionando pop-ups indesejados quando a vítima tenta abrir as páginas do resultado de busca.

O servidor remoto responsável por abrir as páginas pop-up parece estar indisponível. A F-Secure acredita que as janelas abertas exibiriam algum tipo de anúncio.

Nos últimos meses, o Mac OS X tem se tornado alvo de ataques que, embora não tão frequentes quanto os de Windows, derrubaram a ideia de que o sistema não tinha pragas digitais – fato que foi inclusive usado pela Apple em ações publicitárias para divulgar a plataforma.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudante de especialização em Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Editor adjunto da revista Redescrições. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Finalista do Prêmio JOTA/Inac de Combate à Corrupção do ano de 2016. Participou da organização do XIV Congresso Internacional da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Tolerância no Liberalismo Moderno; Liberdade de Expressão; Pluralismo de Valores; Liberalismo; Socialismo; Social-Democracia; Filosofia Política e Social; Filosofia Moderna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.