Página falsa do Google (Foto: Reprodução)

Página falsa do Google tem erros no layout. (Foto: Reprodução)

A fabricante de antivírus F-Secure publicou em seu blog a descoberta de um novo vírus capaz de redirecionar usuários do Mac OS X, da Apple, para páginas falsas do Google. O malware se passa por uma atualização do Adobe Flash Player, induzindo o usuário a instalar a falsa atualização. A “atualização” na verdade é um trojan.

Depois de instalado, o malware modifica o arquivo hosts da vítima, adicionando um endereço IP malicioso da Holanda. Cada vez que o usuário tentar acessar uma página original do Google, vai acabar sendo redirecionado para uma página falsa.

A página falsa tem problemas no layout, o que facilita a identificação e mostra a falta de sofisticação do código malicioso.

Ação do vírus

O vírus age apenas quando o usuário infectado acessa a falsa página. Quando é feita uma busca, o site retorna resultados compatíveis às palavras chaves pesquisadas, adicionando pop-ups indesejados quando a vítima tenta abrir as páginas do resultado de busca.

O servidor remoto responsável por abrir as páginas pop-up parece estar indisponível. A F-Secure acredita que as janelas abertas exibiriam algum tipo de anúncio.

Nos últimos meses, o Mac OS X tem se tornado alvo de ataques que, embora não tão frequentes quanto os de Windows, derrubaram a ideia de que o sistema não tinha pragas digitais – fato que foi inclusive usado pela Apple em ações publicitárias para divulgar a plataforma.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Acadêmico de Filosofia - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo membro do grupo de pesquisas Filosofia e Interdisciplinaridade, sob a orientação do prof. Dr. Agemir Bavaresco. Realiza pesquisas nos seguintes temas: Opinião Pública, Democracia e Representação Política. É pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA), sob a orientação do prof. Dr. Paulo Ghiraldelli Jr., participando do grupo de pesquisa Filosofia e Subjetividade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trabalhando com o tema da teoria das esferas do filósofo alemão Peter Sloterdijk. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Site pessoal: http://www.giovanemartins.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s