Greg Kroah-Hartman (Sebastian Oliva/CC/BY-SA)

O desenvolvedor do Linux Greg Kroah-Hartman, da Novell. (Foto: Sebastian Oliva/CC/BY-SA)

O mantenedor do kernel do Linux Greg Kroah-Hartman alertou os desenvolvedores para um possível ataque em distribuições Linux, oferecendo instruções para que os sistemas sejam verificados em busca de ameaças. “A invasão ao kernel.org deixou claro que alguns desenvolvedores tiveram seus sistemas invadidos”, afirmou.

Kroah é responsável pelo kernel “stable”, que é o “coração” do Linux indicado para computadores que precisam de estabilidade e não dependem dos recursos mais novos e que ainda não foram adequadamente testados.

As orientações para verificar se os sistemas estão “limpos” incluem desde o uso de softwares de limpeza para Linux até a reinstalação do sistema operacional, caso seja constatado qualquer sinal de invasão.

Entre os programas utilizados para a verificação está o chkrootkit, ferramenta criada pelo brasileiro Nelson Murilo para a detecção de diversos malwares para Linux que permitem o controle remoto do sistema. Essas pragas são chamadas de “rootkits”.

O alerta feito por Kroah mostra uma preocupação por parte dos mantenedores do sistema quanto à segurança dos sistemas individuais e pessoais dos desenvolvedores. Normalmente, ataques em sistemas Linux se concentram em servidores.

A invasão ao site kernel.org ocorreu na metade de agosto e o site ainda está fora do ar. O kernel.org e é responsável por distribuir o Kernel do Linux e outros programas dirigidos ao sistema. O site Linux.com, que serve como um portal de informações sobre o sistema, também se encontra indisponível.

Leia mais

Escrito por Giovane Martins

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudante de especialização em Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Editor adjunto da revista Redescrições. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Finalista do Prêmio JOTA/Inac de Combate à Corrupção do ano de 2016. Participou da organização do XIV Congresso Internacional da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Tolerância no Liberalismo Moderno; Liberdade de Expressão; Pluralismo de Valores; Liberalismo; Socialismo; Social-Democracia; Filosofia Política e Social; Filosofia Moderna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.