Criminosos resolveram usar uma notícia da conferência de segurança Virus Bulletin para disseminar uma praga digital. A mensagem foi enviada via Twitter, segundo a empresa de segurança BitDefender:

Tuíte disseminando praga com tema da Virus Bulletin. (Foto: Reprodução / BitDefender)

A conferência é anual e a edição deste ano aconteceu na semana passada em Barcelona, na Espanha. A Virus Bulletin atrai principalmente pesquisadores antivírus do mundo todo.

Não é incomum que criminosos usem notícias atuais para disseminar um vírus, mas utilizar justamente uma conferência de segurança destinada à indústria antivírus é no mínimo interessante.

A análise da BitDefender apontou que o arquivo VB2011.exe tenta baixar softwares indesejados ao PC, incluindo softwares para exibir anúncios publicitários e para lotar a área de trabalho com atalhos para sites pornográficos. Enquanto ele se instala, o Internet Explorer abre numerosas páginas web com conteúdo semelhante – o que indica que não há qualquer tentativa de se esconder do sistema.

Qual pesquisador antivírus iria executar um programa para obter notícias?

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s