Domínios .com e .net são gerenciados pela Verisign. (Foto: Jim Manning / SXC)

A Verisign, que gerencia o registro de domínios terminados em “.com” e “.net“, enviou uma solicitação para a ICANN, órgão que supervisiona endereços de internet, para que a empresa possa ter mais liberdade para tirar do ar ou congelar domínios.

A empresa justifica sua solicitação afirmando que quer colocar em prática uma nova política de antiabuso para domínios de internet, que envolveria a desativação de sites ligados ao crime on-line e outras “solicitações de autoridades”.

Com isso, a Verisign poderia retirar sites do ar mesmo sem uma ordem judicial. Ativistas da Electronic Frontier Foundation (EFF) e da ACLU, que defende a constituição norte-americana, acreditam que a proposta é uma “ideia ruim”, segundo o site Ars Technica.

A notícia chega meses após a tentativa dos Estados Unidos de obter mais controle sobre sites de internet, inclusive páginas hospedadas em outros países, desativando diversos domínios “.com” ligados à pirataria, enquanto donos de alguns websites retirados do ar afirmam que as páginas não tinham qualquer atividade ilegal.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

One Comment

  1. Igor Alexandre Dutra e Silva 14/10/2011 às 16:48

    É um total abuso de autoridade do governo estadunidense e, agora, de uma entidade privada. Querem atropelar os poderes públicos! O judiciário serve justamente para fiscalizar os outros poderes, para evitar abusos. Se o governo ou a Verisign quiser tirar um site do ar, é o judiciário quem decidirá isso, e não o FBI ou a própria empresa.

    Estão com medo da liberdade que a Internet proporciona. Onde está agora a tão enaltecida “liberdade” americana?

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s