Uma distribuição do sistema Linux supostamente modificada pelo grupo ativista Anonymous foi divulgada em um blog e disponibilizada para o download no site SourceForge durante a última terça-feira (14). O perfil AnonOps no Twitter, um dos principais “representantes” do Anonymous, se distanciou do projeto e ainda afirmou que ele está “envolto em trojans“.

Anonymous em manifestação pelo Wikileaks

Anonymous em manifestação pelo Wikileaks em Zaragoza, na Espanha. (Foto: Dani/Flickr/CC-BY)

Em uma página do blog Tumblr, a oficial do “Anonymous OS”, os “anônimos” dizem ter criado seu próprio sistema operacional. O sistema é baseado em Linux – mais precisamente Ubuntu – e conta com diversas ferramentas apreciadas por simpatizantes do grupo, entre elas aplicativos para negação de serviço (DDoS), como o LOIC. Ninguém sabe quem criou o sistema, mas ela foi disponibilizada dita com o “propósito educacional relacionado à segurançade páginas na web”.

O blog em que foi divulgada a ferramenta possuía design e frases tipicas do Anonymous. Eles ainda afirmam que não há trojans para Linux – uma afirmação que é falsa. No post mais recente feito no blog, os responsáveis publicaram o relatório de uma ferramenta chamada “rkhunter” cujo objetivo é justamente encontrar trojans no Linux. A ferramenta mostra que o sistema estaria “limpo”.

Segundo a BBC, mais de 26 mil pessoas baixaram o sistema.

Na página do SourceForge que antes hospedava os arquivos de projeto encontra-se um comunicado do time do site informando que o site não julga o propósito dos softwares que hospeda, mas que há motivos para preocupação quanto ao sistema e que ele ficará off-line até que o site tenha mais informações.

O caso mostra a dificuldade de se obter informações confiáveis do Anonymous, visto que o movimento não tem líderes. Qualquer pessoa pode lançar algo como se fosse Anonymous e não há forma de confirmar qualquer informação. O próprio @AnonOps, que acusou o sistema de estar infectado, não forneceu nenhuma evidência para essa declaração.

Anúncios

Escrito por engineerbr

2 comentários

  1. complicado essa parada ai interessante esse LOIC verei como funciona =)

    Curtir

    Responder

  2. Márcio Antonelli 28/12/2015 às 17:20

    jamais o anonymous faria tal coisa para se expor.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.