Um golpe detectado recentemente pela companhia Kaspersky informa que envios de spam realizados por contas comprometidas no Twitter estão distribuindo antivírus falsos a usuários que clicam em links presentes nas mensagens.
A Kaspersky informa que as mensagens estão surgindo de centenas de contas. Os perfis comprometidos “tuitam” praticamente oito mensagens por segundo de forma automática. Os assutos utilizados são referentes a um scan gratuito e junto da mensagem estão de links que levam usuários ao exploit kit Blackhole, um “coquetel” de exploração de falhas em vários navegadores e plugins.
As vítimas do golpe recebem um aviso sobre supostas atividades maliciosas, solicitando uma varredura com um software chamado Windows Antivírus 2012. Alguns links do golpe também podem usar outros nomes.
A ferramenta fraudulenta então solicita a instalação do antivírus falso para excluir certas pragas encontradas no computador, sendo que o mesmo está limpo.
Mais de 500 contas no Twitter estão comprometidas e distribuindo o golpe, segundo a Kaspersky. Algumas já foram excluídas pela equipe do microblog devido ao grande número de tuítes publicados.