
E-mail malicioso envolvendo a atriz Carolina Dieckmann (Foto: Reprodução)
Um golpe enviado por e-mail que promete as fotos que vazaram na internet da atriz Carolina Dieckmann já afetou 3000 usuários, segundo o especialista em segurança Aldo Albuquerque. O e-mail exibe um suposto vídeo com as imagens da atriz, que teve suas fotos roubadas e vazadas na internet.
Para assistir ao vídeo, o golpe oferece um link para a instalação de uma suposta atualização do Adobe Flash Player que, na verdade, é uma praga digital.
Outros golpes

Há diversas versões do tema em e-mails maliciosos. (Foto: Reprodução)
Outros golpes parecidos também estão circulando na web. A Linha Defensiva descobriu um novo phishing scam – técnica em que e-mails falsos são usados para disseminar malwares, oferecendo supostas imagens da atriz, dessa vez fazendo sexo. Para ver as fotos, é necessário baixar um anexo, que na verdade, é um trojan Banker.
Ao ser instalado, o malware gera arquivos aleatórios no sistema, baixa executáveis e redireciona a vítima para uma página falsa do banco Itaú.
Golpes como esses podem ser evitados. Criadores de malwares sempre procuram usar da curiosidade como arma principal. Não abrir anexos e links de e-mails ligados a assuntos polêmicos é a melhor forma de se manter protegido de fraudes do tipo.
O BankerFix removerá os arquivos ligados aos golpes a partir da próxima atualização.