E-mail malicioso envolvendo a atriz Carolina Dieckmann (Foto: Reprodução)

Um golpe enviado por e-mail que promete as fotos que vazaram na internet da atriz Carolina Dieckmann já afetou 3000 usuários, segundo o especialista em segurança Aldo Albuquerque. O e-mail exibe um suposto vídeo com as imagens da atriz, que teve suas fotos roubadas e vazadas na internet.

Para assistir ao vídeo, o golpe oferece um link para a instalação de uma suposta atualização do Adobe Flash Player que, na verdade, é uma praga digital.

Outros golpes

Há diversas versões do tema em e-mails maliciosos. (Foto: Reprodução)

Outros golpes parecidos também estão circulando na web. A Linha Defensiva descobriu um novo phishing scam – técnica em que e-mails falsos são usados para disseminar malwares, oferecendo supostas imagens da atriz, dessa vez fazendo sexo. Para ver as fotos, é necessário baixar um anexo, que na verdade, é um trojan Banker.

Ao ser instalado, o malware gera arquivos aleatórios no sistema, baixa executáveis e redireciona a vítima para uma página falsa do banco Itaú.

Golpes como esses podem ser evitados. Criadores de malwares sempre procuram usar da curiosidade como arma principal. Não abrir anexos e links de e-mails ligados a assuntos polêmicos é a melhor forma de se manter protegido de fraudes do tipo.

O BankerFix removerá os arquivos ligados aos golpes a partir da próxima atualização.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudante de especialização em Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Editor adjunto da revista Redescrições. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Finalista do Prêmio JOTA/Inac de Combate à Corrupção do ano de 2016. Participou da organização do XIV Congresso Internacional da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Tolerância no Liberalismo Moderno; Liberdade de Expressão; Pluralismo de Valores; Liberalismo; Socialismo; Social-Democracia; Filosofia Política e Social; Filosofia Moderna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s