E-mail malicioso envolvendo a atriz Carolina Dieckmann (Foto: Reprodução)

Um golpe enviado por e-mail que promete as fotos que vazaram na internet da atriz Carolina Dieckmann já afetou 3000 usuários, segundo o especialista em segurança Aldo Albuquerque. O e-mail exibe um suposto vídeo com as imagens da atriz, que teve suas fotos roubadas e vazadas na internet.

Para assistir ao vídeo, o golpe oferece um link para a instalação de uma suposta atualização do Adobe Flash Player que, na verdade, é uma praga digital.

Outros golpes

Há diversas versões do tema em e-mails maliciosos. (Foto: Reprodução)

Outros golpes parecidos também estão circulando na web. A Linha Defensiva descobriu um novo phishing scam – técnica em que e-mails falsos são usados para disseminar malwares, oferecendo supostas imagens da atriz, dessa vez fazendo sexo. Para ver as fotos, é necessário baixar um anexo, que na verdade, é um trojan Banker.

Ao ser instalado, o malware gera arquivos aleatórios no sistema, baixa executáveis e redireciona a vítima para uma página falsa do banco Itaú.

Golpes como esses podem ser evitados. Criadores de malwares sempre procuram usar da curiosidade como arma principal. Não abrir anexos e links de e-mails ligados a assuntos polêmicos é a melhor forma de se manter protegido de fraudes do tipo.

O BankerFix removerá os arquivos ligados aos golpes a partir da próxima atualização.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Acadêmico de Filosofia - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo membro do grupo de pesquisas Filosofia e Interdisciplinaridade, sob a orientação do prof. Dr. Agemir Bavaresco. Realiza pesquisas nos seguintes temas: Opinião Pública, Democracia e Representação Política. É pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA), sob a orientação do prof. Dr. Paulo Ghiraldelli Jr., participando do grupo de pesquisa Filosofia e Subjetividade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trabalhando com o tema da teoria das esferas do filósofo alemão Peter Sloterdijk. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Site pessoal: http://www.giovanemartins.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s