Um golpe na rede social Facebook tenta enganar os usuários com a falsa promessa da adição do botão “Não Gosto” ou “não curtir”, algo contrário ao famoso botão do polegar para cima (Curtir) presente na rede. O golpe é distribuído por um app da rede social que instala uma extensão no navegador da vítima.

O golpe foi primeiramente noticiado por sites gregos onde era anunciado em língua inglesa como “Dislike Button“, e, ao que parece, acabou sendo “importado” para o público brasileiro: a mensagem inicial de um aplicativo presente no Facebook está em português.

Página incial do aplicativo usado para promover o golpe na rede social Facebook (Foto: Reprodução)

O scam é distribuído através de solicitações de usuários que já instalaram o falso aplicativo.

Notificação de amigos "infectados" solicitando o uso do app (Foto: Reprodução)

Caso a vítima clique na solicitação e aceite a instalação do aplicativo, acabará dando acesso à informações que estão públicas no Facebook, como id de usuário e outras quaisquer que não sejam privadas.

Solicitação para liberação do aplicativo no Facebook (Foto: Reprodução)

Para que realmente o golpe seja concretizado será necessário que o usuário clique em “Ative o Não Gostar“. Depois será solicitado a instalação de uma extensão para o navegador, que é a responsável por chamar seus amigos e liberar o botão “anti-like”. Uma vez ativado, o aplicativo exibe uma mensagem no mural do usuário sugerindo a amigos o download do suposto botão além de enviar spam.

Falsa extensão distribuída no golpe (Foto: Reprodução)

A extensão tem autorização para adquirir dados em qualquer site que o usuário navegar, visto que ela estará rodando em junto do navegador.

A farsa do “Dislike” realmente adiciona um botão do tipo “Não Curti” em seu perfil, porém caso utilize o botão apenas você poderá ver que não foi curtido alguma publicação.

Botão é adiconado em seu perfil, porém só você pode ver (Foto: Reprodução)

Muito parecido com outros golpes já notificados pela Linha Defensiva, esse afeta usuários dos navegadores Firefox e Chrome além de usuários do navegador Safari da Apple, dando um erro de instalação em outros navegadores. As extensões são baixadas de um servidor francês.

O golpe já afetou mais de 22 mil pessoas, segundo estatísticas presentes ao ativar o aplicativo no Facebook.

O Facebook já afirmou que não incluirá em sua rede o botão “Dislike” — inclusive desenvolvedores são proibidos de utilizar o “Não curti” como nome de aplicação na rede.

Como remover o aplicativo?

Caso você tenha clicado acidentalmente nos links é necessário remover o aplicativo que estará em seus app do Facebook com o nome de “enable dislike button“. Para acessar os aplicativos presentes em seu perfil, clique aqui.

Feito isso agora é necessário remover a extensão de seu navegador que possui o nome de “Dislike It” ou qualquer outra nova extensão desconhecida. Para saber como remover extensões do seu navegador, clique aqui.

Anúncios

Escrito por engineerbr

6 comentários

  1. Povo é muito inocente. Não aprendem nunca.

    Curtir

    Responder

  2. Oi, 
    eu baixei o aplicativo pelo meu ipod. Gostaria de saber se preciso remover a extensão do safari do meu ipod. E se precisar, como faço isso?

    Obrigado,Ricardo.

    Curtir

    Responder

    1. Não sei se é o mesmo caminho para versão Desktop, mas tente o seguinte: clique no menu principal e clique em ‘’Preferências’’. Clique na aba “Extensões”, escolha a extensão que deseja desinstalar e clique em “Desinstalar”.

      Curtir

      Responder

  3. Parece que no meu caso a instalação foi parcial, já que não aparece listado nos meus aplicativos. Ao remover a extensão do Chrome, o botão Dislike desapareceu. Estou livre?

    Curtir

    Responder

    1. Olá Ana Paula,

      Se não havia nenhum app em sua conta do Facebook e você deletou a extensão do navegador (que é a que adiciona o botão), está livre :)

      Curtir

      Responder

  4. Eu não entendo como pode haver tanta gente maldosa que fazem isso!! Bandidos virtuais!! É preciso que haja leis mais rígidas para golpes na internet.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.