
Facebook não permite limitar quem pode encontrar internauta por celular ou e-mail. (Foto: Reprodução)
O Facebook anunciou nesta segunda-feira (15) que os usuários que tiverem habilitado a Aprovação de Logins não poderão ser encontrados através de pesquisa pelo número do celular. No entanto, a mudança só é aplicada aos números de celulares que estão associados à Aprovação de Logins, e não para todo número que o usuário adiciona nas “Informações de Contato”.
Se o celular não for usado para esse recurso, mesmo que o celular cadastrado na conta seja configurado como apenas “visível para mim”, outros participantes da rede social podem encontrar o internauta pelo número. Testando vários números, pode ser possível descobrir o celular, apesar de essa informação ser privada.
A Aprovação de Logins é o recurso do Facebook para a autenticação de dois fatores, um sistema que exige que o usuário informe um código que é enviado via SMS para o celular cadastrado ao tentar logar através de um novo dispositivo (por exemplo, um tablet ou smartphone).
Esse método foi desenvolvido para impedir o acesso não autorizado ou abuso da conta, nos casos em que a senha do usuário foi comprometida.
Normalmente, usuários não são obrigados a fornecerem um número celular para o Facebook, exceto se quiserem utilizar a autenticação de dois fatores. O internauta pode escolher entre as opções de compartilhar esse número com o público, com seus amigos, amigos de amigos, ou “visível apenas para mim”.
A única opção disponível atualmente, para quem não quer ser encontrado pelo número de celular nem ativar a Aprovação de Login é descadastrar o número da conta. No entanto, isso também reduz as opções para a recuperação da senha.
Segundo o Facebook, a medida é “temporária” até que recursos melhores para controlar as pesquisas sejam criados.
O que influencia a privacidade do seu celular no Facebook
- Privacidade do número cadastrado
Se o celular não estiver visível para “somente eu”, o número irá aparecer em resultados de busca de amigos ou do público, dependendo da configuração. - Quem pode encontrar você pelo endereço de e-mail ou telefone
Não existe maneira de impedir que pessoas encontrem um perfil pelo telefone, mas é possível limitar somente aos amigos. A busca por número celulares não está disponível na interface do Facebook, mas é realizada pelo app de celular e pode ser simulada com ferramentas específicas. - Aprovação de Login
Se a Aprovação de Login estiver ativada e o compartilhamento do número estiver configurado para ser visível somente para você, o telefone celular não aparecerá nos resultados de pesquisa, nem poderá ser usado para localizar seu perfil, ou seja, a configuração inexistente no segundo item passa a ser possível.
Compartilhamento do número de celular
Quem não quiser ter o seu número compartilhado, basta utilizar a opção “visível apenas para mim” e o seu número não aparecerá nos resultados das buscas. Isso significa que se alguém souber o seu nome ou o nome do seu perfil, essa pessoa poderá lhe encontrar nas pesquisas do Facebook, mas não terá acesso ao número do seu telefone. Porém, se alguém souber o número do seu telefone e não souber o nome do seu perfil, ainda assim ela poderia lhe encontrar através da pesquisa do Facebook, mesmo que o o número esteja configurado como “visível apenas para mim”.
Os usuários podem associar vários celulares às suas contas, e podem definir se os seus números podem ficar visíveis ao público ou não, mas para impedir que seus perfis sejam localizados através do número do celular, a configuração deve ser feita nas “Configurações de Privacidade > Como você se conecta > Quem pode localizá-lo usando seu endereço de email ou número de telefone”. (Clique aqui para acessar essa tela de configuração.)
Histórico do caso
O problema foi revelado pelo pesquisador de segurança indiano Suriya Prakash. Prakash afirmou o limite do Facebook para pesquisa automatizada dentro do site é muito baixo e praticamente inexistente.
Na semana passada, o especialista conseguiu obter uma extensa lista de contatos realizando uma pesquisa automática no site através do número do celular, incluindo usuários cujos números não estavam visíveis ao público, provando que a pesquisa inversa do Facebook continha características que poderiam ser abusadas através de pesquisas automáticas por números sequenciais de telefone, de forma a encontrar qualquer perfil associado à eles.
Dois dias depois, o Facebook anunciou as mudanças. O Facebook também anunciou que essa decisão é temporária e que eles estão trabalhando em um sistema que permitirá aos usuários decidirem se querem ou não serem localizados através dos seus números de celulares.
kkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
kotimooooooooooooooo
CurtirCurtir