Facebook lista também quem não confirmou presença.

Facebook lista também quem não confirmou  e recusou convite.

A nova timeline do Facebook, vista até agora por apenas alguns usuários, trouxe com ela uma mudança que enfureceu um grupo de ativistas: a lista de eventos nos quais o internauta prometeu comparecer era exibida na página do perfil. Após a reclamação do grupo Europe v. Facebook, a rede social removeu o recurso. No entanto, isso apenas dá uma falsa sensação de privacidade: a informação ainda é pública e pode ser obtida por alguém interessado.

Mesmo que o Facebook até hoje nunca tenha tornado pública a lista de eventos deu uma pessoa, qualquer um sempre teve permissão para visualizar quantas e quais pessoas estarão presentes em um evento público futuro e quais estiverem em eventos passados. Ou seja, qualquer um poderia acessar esses eventos e ter uma lista, pelo menos parcial, daqueles em que alguém esteve.

Embora o trabalho pareça difícil, um programa de computador poderia facilmente localizar eventos na região de uma vítima e procurar em quais deles ela confirmou presença ou, até mesmo, para quais ela foi apenas “convidada”. Softwares como esse já foram criados: em 2010, um pacote com dados de 100 milhões de usuários do Facebook foi publicado na internet.

Os dados de participação em eventos podem revelar informações pessoais, tais como orientação sexual e preferências políticas.

Mesmo assim, reclamar que a lista de eventos foi tornada “pública” pelo Facebook, quando essa informação realmente é pública e sempre foi, gera uma falsa sensação de que aquela informação se tornou particular por ter sido removida da timeline do perfil. Porém, a informação continua na internet, disponível para quem estiver disposto a procurá-la.

Quando outras pessoas enviam um convite para um evento, seu nome já é exibido na página do evento e, caso você “recuse”, seu nome vai para uma lista específica de pessoas que recusaram o convite.

Para desaparecer totalmente de todas as listas, é preciso clicar no botão “X”, que remove um evento. Sem isso, seu nome ficará sempre ligado ao evento.


Colaborou Maria Cristina

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

4 Comments

  1. Meu Facebook não abri de jeito nenhum. Anteriormente o problema era no Google Chrome. Não conseguia abri nada relacionado ao Google, somente páginas independentes. Procurei como resolver o problema e “resolveu”. O Google abre mais o Facebook não, nem na Mozila. Sei que o problema não é no Facebook e nem no servidor da Internet, o que tenho que fazer agora?

    Curtir

    Responder

    1. eu consegui resolver e contornar esse problema mudando o DNS do meu computador

      Curtir

      Responder

  2. porque no lugar onde eu coloco meu endereço do facebook aparece um triangulo amarelo, e quando tento entrar na pagina pela internet explore fica sumindo a pagina toda hora.preciso de ajuda para tornar a minha navegação segura

    Curtir

    Responder

  3. RENILSON PAIVA 17/03/2015 às 17:33

    Notícia antiga, mas tá em destaque na home page.
    #Sugestão: publiquem uma nova ;-)

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s