Todos os indícios apontam para o fim da Aliança dos Profissionais de Análise de Segurança (ASAP, na sigla em inglês), associação da qual a Linha Defensiva começou a fazer parte antes mesmo de completar seu primeiro mês de existência. É, portanto, com certa tristeza que fazemos este anúncio.
O fim se deu de forma não anunciada: o site Spyware Beware, que servia como central do grupo, saiu do ar. O administrador, conhecido como “Doc” (Maddoktor2), aparentemente sumiu, e o site com ele.
Quem ainda mantinha a ASAP viva decidiu que já era hora de acabar com ela. Não havia mais vitalidade – e talvez nem necessidade – de mantê-la no ar. Membros novos buscavam um crachá de reconhecimento, não um ideal de cooperação. Já o número de sites membros vinha diminuindo, especialmente após uma polêmica decisão de restringir certas formas de publicidade, como anúncios em texto e pop-ups.
Fundada em 2004, a ASAP foi muito importante em seus primeiros anos: ela resolveu as diferenças entre sites de segurança, permitindo que eles cooperassem durante uma época difícil em que os sites eram frequentemente atacados por criminosos e retirados do ar, impedindo que internautas encontrassem informações e pedissem ajuda.
E isso tudo ainda quando ameaças como spywares e adwares não eram bem reconhecidas pelos antivírus.
A ASAP abriu ainda canais de comunicação e compartilhamento de informações sobre ameaças — problemas que até hoje os fóruns de segurança não resolveram, optando por voltarem ao fechamento e restringir dados sobre pragas e ferramentas.
A página da ASAP aqui na Linha Defensiva, que durante anos era acessível por meio de um link no rodapé, ficará agora on-line apenas como memorial para manter por mais um tempo viva a lembrança e os ideais de cooperação e união.
Uma pena, não é só nesse site que a maioria dos participantes só pensam em participar e não ajudar, existe muitos exemplos disso na net, infelizmente.
CurtirCurtir
Uma pena, não é só nesse site que a maioria dos integrantes só pensam em participar e não ajudar, existe muitos exemplos disso na net, infelizmente.
CurtirCurtir
e quais as consequências disso?
CurtirCurtir