Todos os indícios apontam para o fim da Aliança dos Profissionais de Análise de Segurança (ASAP, na sigla em inglês), associação da qual a Linha Defensiva começou a fazer parte antes mesmo de completar seu primeiro mês de existência. É, portanto, com certa tristeza que fazemos este anúncio.

O fim se deu de forma não anunciada: o site Spyware Beware, que servia como central do grupo, saiu do ar. O administrador, conhecido como “Doc” (Maddoktor2), aparentemente sumiu, e o site com ele.

Quem ainda mantinha a ASAP viva decidiu que já era hora de acabar com ela. Não havia mais vitalidade – e talvez nem necessidade – de mantê-la no ar. Membros novos buscavam um crachá de reconhecimento, não um ideal de cooperação. Já o número de sites membros vinha diminuindo, especialmente após uma polêmica decisão de restringir certas formas de publicidade, como anúncios em texto e pop-ups.

Fundada em 2004, a ASAP foi muito importante em seus primeiros anos: ela resolveu as diferenças entre sites de segurança, permitindo que eles cooperassem durante uma época difícil em que os sites eram frequentemente atacados por criminosos e retirados do ar, impedindo que internautas encontrassem informações e pedissem ajuda.

E isso tudo ainda quando ameaças como spywares e adwares não eram bem reconhecidas pelos antivírus.

A ASAP abriu ainda canais de comunicação e compartilhamento de informações sobre ameaças — problemas que até hoje os fóruns de segurança não resolveram, optando por voltarem ao fechamento e restringir dados sobre pragas e ferramentas.

A página da ASAP aqui na Linha Defensiva, que durante anos era acessível por meio de um link no rodapé, ficará agora on-line apenas como memorial para manter por mais um tempo viva a lembrança e os ideais de cooperação e união.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

3 Comments

  1. Uma pena, não é só nesse site que a maioria dos participantes só pensam em participar e não ajudar, existe muitos exemplos disso na net, infelizmente.

    Curtir

    Responder

  2. Luiz Daniel Picco 22/10/2013 às 21:15

    Uma pena, não é só nesse site que a maioria dos integrantes só pensam em participar e não ajudar, existe muitos exemplos disso na net, infelizmente.

    Curtir

    Responder

  3. Naotenhonome 09/02/2014 às 22:07

    e quais as consequências disso?

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s