Pelo menos 30 milhões de pessoas já baixaram um aplicativo chamado NQ Vault para proteger os dados do telefone contra curiosos e, talvez, ladrões. Disponível no Google Play, o app gratuito é desenvolvido pela empresa de segurança chinesa[1. A empresa tem dupla sede: uma em Beijing e outra em Dallas (Estados Unidos).] NQ e promete “esconder” suas informações de chamada, fotos, vídeos e outros dados.
Na semana passada, o programador amador Ninja Doge publicou um texto em seu blog mostrando como o NQ Vault “protege” arquivos de imagem e vídeo. Na verdade, os dados não são protegidos: apenas os primeiros 128 bytes são trocados por meio de um algoritmo chamado XOR.
O XOR pode funcionar bem para proteger informações, com uma condição: a chave precisa ter o mesmo tamanho da quantidade dados que será protegida. Isso significa que um vídeo de 50 MB precisaria de uma chave de 50 MB para ficar bem protegido com XOR.
O NQ Vault usa, na verdade, uma chave de um único byte. Essa chave é baseada na senha configurada no app. Não importa o tamanho da senha: a chave terá sempre um único byte. Não adianta você usar uma senha forte, porque o app sempre irá convertê-la em um valor fácil de ser adivinhado.
Resumindo, o NQ Vault não protege seus arquivos de maneira correta.
No entanto, além de arquivos de imagem e vídeo, o NQ Vault promete ainda proteger mensagens e o histórico de chamadas. Nesse caso, o algoritmo de criptografia usado é o AES-128. Essa é uma proteção muito melhor.
Segundo a empresa, essas proteções são “suficientes para os casos de uso dos consumidores para os quais o aplicativo se destina”.
Para quem precisa de mais proteção, a NQ diz que oferece soluções corporativas.
Infelizmente, esses detalhes técnicos raramente são informados em termos claros para as pessoas. Na prática, o NQ Vault não protege seus arquivos contra alguém que tenha um mínimo de conhecimento. Ele oferece uma pequena proteção contra outros aplicativos e curiosos que tenham os seu celular em mãos. Talvez isso seja o que você precisa. Talvez não.
Já a proteção para mensagens e chamadas é confiável e pode ser usada. Essa diferença parece confusa, mas é compreensível: o AES-128 exige mais recursos de processamento. Sendo mais lento, levaria muito tempo para proteger arquivos grandes, como fotos e vídeos.
Nem todas as senhas são iguais. A criptografia completa do dispositivo, disponível em alguns celulares Android e no iPhone, por exemplo, é muito melhor. Em casos de armazenamento local, como os vídeos e fotos que você guarda em seu celular, uma senha só vale de verdade quando ela tiver por base uma tecnologia forte de criptografia. Sem isso, ela é o mesmo que nada.
Muito bom o retorno das postagens no LD.
Vida longa!!
CurtirCurtir
muito importante baixar apps nesses estilo, mas que funcionem mesmo! haha eu que tive um celular roubado cheio de informações vi o quanto é desesperador. baixei o psafe pois vi que nesse caso dá pra apagar a distância, mas espero não precisar usar! hahaha
CurtirCurtir