O Google está alterando sua política de segurança para forçar todos os usuários do Windows e Mac a instalar as extensões do Chrome apenas pela Chrome Web Store numa ação que visa aperfeiçoar a usabilidade e a segurança do navegador.
A despeito dos recentes problemas com a extensão Anti-Phishing Password Alert do Chrome, o Google veio durante o último ano fortificando sua política junto aos usuários do Windows oferecendo diversos canais diferentes para os usuários mais experientes baixarem versões betas, ainda em desenvolvimento e com alguns bugs passíveis.
Agora a companhia diz que iniciará o fortalecimento dessa ação em todos os canais, para todos os usuários do Chrome. A razão para essa mudança seria a constatação, feita pelos engenheiros, de que usuários mal intencionados podem tirar vantagem do fato de que no canal de desenvolvedores ainda é possível instalar extensões de outras fontes.
Durante um determinado período o Google ainda irá permitir que desenvolvedores possam instalar extensões localmente durante a fase de desenvolvimento bem como instalações através de Política Empresarial.
Neste blog, Jake Leichtling, gerente de produtos de plataforma de extensão no Google, disse:
A plataforma de extensão desbloqueia recursos poderosos que podem auxiliar os usuários a obterem um algo mais do Chrome. No entanto, é crucial que nossos usuários estejam a salvo do alcance de desenvolvedores de software mal intencionados. Estender essa proteção é mais um passo para se certificar que os usuários do Chrome possam desfrutar de tudo o que a web tem a oferecer sem a necessidade de se preocupar enquanto navegam