A empresa de segurança Palo Alto Networks divulgou na semana passada a descoberta da Operation Lotus Blossom, uma série de pelo menos 50 ataques contra países do sudeste asiático que durante três anos.

Governos e organizações militares de países como Hong Kong, Taiwan, Vietnã, Filipinas e Indonésia foram alvos do ataque, segundo a empresa.

O interesses dos invasores indica o envolvimento de algum governo. Os hackers utilizaram e-mails de phishing para conseguir acesso aos alvos. Eles usaram um cavalo de Troia batizado de Elise que, segundo a avaliação dos especialistas da Palo Alto, foi desenvolvido especificamente suprir as demandas dessa operação.

Embora desenvolvidas para uso dedicado a esses ataques e com algumas funções sofisticadas, mas não está entre os ataques mais avançados conhecidos atualmente.

A campanha demonstra como técnicas já conhecidas continuam funcionando contra alvos sensíveis, incluindo governos e redes militares.

Infográfico da Palo Alto Networks (Divulgação)

Infográfico da Palo Alto Networks (Divulgação)

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.