Uma leitora enviou a seguinte pergunta para a Linha Defensiva:

Olá, como eu posso remover este vírus do meu notebook e pendrive? System Volume Information, eu apago a pasta mais volta novamente pro meu pen drive, e agora está alojado no meu notebook.

A pasta System Volume Information é uma pasta oculta, portanto ela normalmente não pode ser vista. Porém, a presença dela não indica a presença de um vírus.

Essa pasta é criada pelo próprio Windows para armazenar algumas informações de sistema e também o recurso de restauração do sistema.

O recurso de restauração do sistema é usado pelo Windows para reverter o sistema a um estado anterior. Se, por exemplo, seu computador começa a ter problemas depois que um programa foi instalado, a restauração do sistema permite que o sistema “volte no tempo” para ser como era antes da instalação do programa e, com isso, os problemas vão embora.

Para conseguir essa façanha, a restauração do sistema precisa guardar arquivos anteriores e, nesse processo, pode acabar também guardando algum vírus que foi instalado no computador. E aí pode acontecer de um vírus ser detectado nessa pasta.

No entanto, a System Volume Information só é usada para essa finalidade nos discos de sistema. Um pen drive, que é um disco externo, não terá arquivos da restauração do sistema dentro da pasta System Volume Information e, portanto, um vírus provavelmente não vai acabar nessa pasta por acidente.

De qualquer forma, sendo uma pasta, é claro que pragas digitais podem se armazenar nela. Mas ela não é uma pasta maliciosa por si só. Não havendo outro motivo para suspeitar de contaminação, não há motivo para se preocupar com a presença da System Volume Information.

Removendo vírus na System Volume Information

Só a presença da pasta System Volume Information não indica a existência de um vírus, mas se houver suspeita de contaminação de pen drive ou, pior ainda, o antivírus detectar um arquivo malicioso dentro dessa pasta, é preciso investigar.

Caso a detecção do vírus ocorra em um pen drive, você pode simplesmente apagar a pasta, mas o recomendado é que os arquivos sejam salvos para o computador e o pen drive seja reformatado (basta clicar com o botão direito na unidade e escolher a opção “Formatar”). TODOS OS DADOS do pen drive serão apagados — você precisa salvá-los antes dessa operação!

Se a detecção ocorrer no disco do Windows, depende: a detecção do vírus pode ocorrer por conta de uma praga digital que intencionalmente se armazenou na pasta, mas também pode acontecer naturalmente caso o Windows tenha feito uma cópia de um vírus que, em algum momento, esteve no sistema.

Por isso, a primeira atitude a ser tomada é a remoção dos pontos de restauração anteriores, o que removerá qualquer vírus ali armazenado por acidente.

Os passos são os seguintes:

Clique direito em Meu computador, Propriedades

Clique direito em Meu computador, Propriedades

  1. Certifique-se de que o seu computador está livre de pragas digitais fora da System Volume Information. Faça um exame com seu antivírus.
  2. Clique com o botão direito em Meu computador / Este computador e acesse Propriedades. Se o ícone não está na área de trabalho, você pode fazer isso com o ícone no Windows Explorer.
  3. No menu à esquerda, clique em Proteção do sistema.
  4. Clique na unidade de sistema e então no botão Configurar.
  5. Na janela que aparece, clique em Excluir
Janela das configurações de restauração do sistema (proteção do sistema) no Windows 8.1.

Janela das configurações de restauração do sistema (proteção do sistema) no Windows 8.1.

Depois disso feito, você deve voltar para a janela da proteção do sistema e clicar no botão “Criar”, na parte inferior da janela, para que seu sistema não fique sem pontos de recuperação.

Caso isso não resolva o problema, e o antivírus não consiga remover os arquivos maliciosos na pasta System Volume Information, você precisará de ajuda especializada. Os assistentes da Linha Defensiva talvez possam ajudar. Veja a página remoção de vírus →.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

3 Comments

  1. Renato Prado 25/01/2017 às 14:38

    Muito bom o post. Super uitl.

    Curtir

    Responder

  2. Claudia Sacramento 11/04/2017 às 16:51

    Como faço quando isso acontece e o PC não obedece meus comandos mais?

    Curtir

    Responder

  3. Obrigado. Resolveu nosso problema. o/

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s