Informações sobre selos de segurança para internautas

Esta página foi criada para explicar melhor o significado da campanha Selo Site de Segurança para internautas.

A campanha não tem o intuito de ridicularizar quem comprou um serviço de análise com selos, mas de questionar qual é a melhor forma de apresentar a preocupação com as informações do cliente, se podemos permitir que uma imagem influencie nossa percepção de segurança e se uma imagem realmente pode representar qualquer segurança.

A Linha Defensiva não afirma que um site não deve prezar pela sua segurança e reconhece a necessidade que as empresas vêem de comunicar sua preocupação com segurança de alguma forma. A questão é que o selo não pode servir como garantia. É necessário conhecer a loja, buscar informações sobre ela e pesquisar na internet sobre testemunhos para saber de seu histórico.

Talvez os internautas mais experientes saibam disso, mas outros podem não ter o mesmo conhecimento. Para esses mais leigos, lojas novas, sem credibilidade — afinal, a segurança da loja não define, por exemplo, que ela irá atender seu pedido de forma adequada — serão vistas da mesma maneira que lojas tradicionais e sérias. A Amazon, maior varejista online, não utiliza nenhum selo em sua página principal.

A presença do selo ou não em um site não determina sua segurança. Uma loja online pode ter passado por um grande número de auditorias bem qualificadas que não dão direito à exibição de qualquer “selo” e ser ainda mais segura do que outras páginas “seladas”. Em outra situação, “letras miúdas” no processo de certificação pode permitir que empresas nem tão sérias consigam o selo, como já aconteceu com a TRUSTe.

Outro problema é que as empresas certificadoras não se responsabilizam por qualquer roubo de informação. Se em português elas prometem garantias, no “juridiquês” eles se eximem de qualquer responsabilidade. Também não há nada que possa ser feito com um site malicioso que exibe um selo para ganhar sua confiança sem passar por certificação alguma.

Se a confiança cega nessas imagens se instaurar, ela logo acabará sendo abusadas por malfeitores e estaremos no mesmo lugar onde começamos — sem saber quem confiar. É hora de pensar um pouco sobre isso.

Percepção de segurança e segurança de verdade são coisas diferentes. Esse último não pode ser menos importante do que o primeiro, porém é exatamente isso que os selos propõem.

Anúncios