O primeiro de abril da Linha Defensiva

No dia primeiro de abril de 2012 e a Linha Defensiva decidiu colocar uma janela do Java nas suas páginas:

Applet Java prompt

Acredite na gente: você não quer clicar em executar. Repare no detalhe: a assinatura digital não pode ser verificada.

Essa janela – na qual você clicou em “Executar” ou “Mais informações”, para estar vendo esta página – frequentemente aparece em sites que foram alterados por hackers e criminosos. Clicar no botão “executar” significa que você está abrindo um vírus. Repare ali: “a assinatura digital não pode ser verificada”. Sites sérios, quando realmente precisam do seu aval para executar algo, não exibem essa mensagem quando solicitam algo do Java.

É claro que aqui na Linha Defensiva, hoje, isso foi apenas uma pegadinha. Não aconteceu nada no seu computador. Nós nem mesmo chamamos o Java (e pode ser que seu PC nem tenha ele instalado – você vai ter visto a mensagem de qualquer forma). É só uma imagem (a mesma que está aí em cima, inclusive).

Mas é importante ficar atento, mesmo em sites que você visita diariamente e que são legítimos. Até em um site chamado “Linha Defensiva”. Todo mundo pode ser vítima de hackers.

A janela não vai aparecer novamente[2. Exceto se o seu navegador não aceita cookies.] – não nesta pegadinha. E o importante é que você fique atento sempre. Quisemos usar este primeiro de abril para tentar, de forma bem-humorada, educar internautas a respeito desta técnica usada por hackers.

Existem, claro, muitas outras. A lição importante é não sair clicando em qualquer coisa – muito menos em um botão chamado “Run” ou “Executar”.

Se você acredita que seu computador possa estar infectar, execute nossa ferramenta BankerFix ou consulte gratuitamente nosso serviço de remoção de vírus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.