Spyware, diferentemente do que muitos pensam, não é algo novo. Durante o tempo em que spyware era um termo pouco utilizado, poucos sequer sabiam da sua existência ou como um programa poderia ser classificado como spyware.

Depois que surgiu o software Ad-Aware para detectar os spywares e os adwares, a maioria das pessoas simplesmente levou spyware como sinônimo de adware, principalmente porque vários adwares são também spywares.

Por outro lado, é possível traçar uma linha sólida para diferenciar spywares e adwares. Na realidade, um não tem nenhuma relação com o outro, fora o fato de que ambos termos se popularizaram juntos.

Adware

Adwares são softwares que exibem propagandas no seu computadores. Os softwares ‘grátis’ como KaZaA e Grokster são suportados por adware. Você provavelmente viu em nosso site que utilizamos diversas vezes a palavra “spyware” para descrever estes adwares e você entenderá porque mais abaixo.

Adwares nem sempre são necessariamente maliciosos. O principal problema com os adwares são os mistérios que existem por trás do seu funcionamento. Diversos adwares tentam utilizar nomes aleatórios para dificultar sua remoção. Outros não incluem uma entrada funcional no Adicionar/Remover Programas.

Ao contrário dos spywares, adwares não possuem qualquer uso a não ser suportar os softwares que você instala no seu computador. Mesmo assim, diversas vezes encontramos adwares instalados em computadores sem qualquer programa patrocinado por eles, o que significa que o programa foi parar no computador de alguma forma pouco justa. Esse foi o motivo pelo qual adwares foram e são até hoje alvo de muitas críticas.

Outros adwares chegam até mesmo a utilizar técnicas de
rootkit, escondendo-se do sistema. A verdade é que não existem companhias que jogam limpo nessa área. Mesmo assim, adwares são desenvolvidos por companhias que os gerenciam e os promovem. Diversas companhias que desenvolvem adware obtiveram grande lucro nos últimos anos e foram suportadas por diversas empresas de grande porte, incluindo empresas de cartão de crédito, bancos, a Dell e até mesmo o Yahoo!. Você pode ler mais sobre a indústria adware

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.