Contradições e uso Legal
Existem certos pontos onde adware e spyware são parecidos. O acordo de licença é um deles.
Uma companhia possui todo o direto de coletar informações sobre você, desde que você permita isso. Isso possibilitou a criação dos chamados spywares comerciais. Eles podem coletar a informação sobre os seus computadores desde que você tenha aceitado que tal informação seja coletada. No caso dos spywares comerciais, a informação é simplesmente armazenada em um log para que o administrador saiba o que está ocorrendo.
Porém os spywares maliciosos (aqueles que costumamos ver na maioria dos computadores) utilizam enormes acordos de licença para legalizar suas ações. Os softwares que removem spywares geralmente fazem uma avaliação do que é “demais”. Se o spyware coleta informações “demais” sobre o computador, possui uma licença muito confusa ou seja difícil de remover, os anti-spywares tentarão remover o spyware.
O mesmo pode ser dito sobre os adwares. As companhias detalham o funcionamento do adware em um acordo de licença enorme, mas nem sempre jogam limpo na remoção do mesmo. Em alguns casos é possível verificar violação do contrato de licença por parte do próprio software, o que constitui um crime. Companhias de adware como a WhenU (incluído no popular programa de reprodução de vídeo RadLight) já violaram seu próprio acordo de licença e privacidade.
Adware + Spywares
Diversos adwares são spywares.
Os casos mais comuns são das companhias que buscam mostrar anúncios (propagandas) relacionadas com os websites que você navega. Para fazer isso, o endereço de cada site que você visita é enviado para a companhia que gerencia os anúncios, fazendo com que um adware também colete uma informação (nesse caso o site que você visitou) e assim se torne também um spyware.
É por este motivo que você pode ver diversos softwares (como o Kazaa) sendo anunciados com avisos de NO Spyware (SEM Spyware). Isso porque eles são, a princípio, adwares. Na questão do Kazaa, eles estão mentindo, pois dois adwares incluídos são também spywares, embora declarem tudo que coletam em um acordo de licença enorme, o que os torna, perante a lei, “legais”.
Adwares são softwares que mostram propagandas. Spywares são softwares que coletam informações. Não existe nenhuma regra que proiba que algum software faça os dois.
