Depois do fiasco do lançamento da nova versão do Netscape, que veio com uma versão antiga do Firefox integrada e os relatos de que o navegador quebra as configurações do Internet Explorer, o navegador possui um problema no seu recurso chamado “Trust Ratings” que diz aos usuários se o site visualizado é confiável ou não. Os websites de spywares e outras companhias de adwares são classificados como seguros pelo novo recurso do navegador.

O pesquisador Ben Edelman publicou diversas screenshots do Netscape 8 mostrando como sites de distribuidores de adwares receberam o selo de confiabilidade.

De acordo com Edelman, o problema está principalmente no fato de que a AOL utiliza a lista da TRUSTe, que não verifica práticas abusivas de violação à privacidade, mas apenas verifica se o site possui uma política de privacidade e segue esta política.

A AOL havia afirmado que sites listados como maliciosos pela Aluria Software (que inclui os sites nas screenshots publicadas por Edelman) não eram incluídos na lista de sites confiáveis. Como os testes de Edelman mostraram o contrário, a AOL prometeu verificar os websites presentes na lista da TRUSTe para solucionar o problema.

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.