Diversos sites na Internet possuem selos de privacidade. Esses selos (que são despachados por organizações como a TRUSTe e ESRB) certificam que o site possui uma política de privacidade e que o site segue essa política.

Essas organizações não verificam, entretanto, se as práticas descritas nessa política são abusivas ou não. Eles apenas certitificam que o site não viola a política de privacidade que ele passa aos seus usuários.

A maioria dos sites que possuem selos desse tipo possuem políticas de privacidade abusivas, coletando um enorme número de informações do usuário (você) que podem identificar alguém pessoalmente.

Como exemplo, muitas empresas que desenvolvem spywares procuram obter essa certificação para dar um falso sentimento de legalidade nas suas ações e melhorar sua imagem perante os usuários.

Se você ver um selo de privacidade usado por um site, saiba que isso não significa que o site realmente respeita a sua privacidade. Leia atentamente a política de privacidade dos sites que você visita freqüentemente para saber quais informações eles coletam e qual o propósito da coleta desses dados.

Você pode ler a nossa política de privacidade para saber que informações coletamos sobre você.

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.