Parece que o mundo cinematográfico está dando asas a imaginação dos projetistas. A companhia escocesa Ensconce Data Technologies anuncia discos rígidos internos e externos para computadores portáteis e de mesa, que se autodestróem fisicamente se alguém tenta um acesso não-autorizado ao seu conteúdo.

Os discos têm um pequeno depósito de produtos químicos que, ao serem ativados, se espalham por sua superfície destruindo-a.

O produto, chamado Dead on Demand (Morte sob encomenda), permite que o usuário programe o HD para que se autodestrua se alguém tentar abrir a CPU ou se o a energia do sistema é interrompida. O disco também pode se destruir ao ser digitada uma seqüência especial ou enviar um sinal de rádio com um dispositivo remoto, diz o DiarioTI.com

E ainda não acabou. Os fabricantes desenvolveram funções adicionais, como GPS, reconhecimento de voz, sensores de movimento e temperatura, entre outras, que podem ser programadas para ativar o mecanismo de autodestruição.

No início da mês de Junho, a Seagate lançou um HD para dispositivos portáteis (notebooks) que possui todo seu conteúdo criptografado por uma senha com o algorítimo Triple-DES. Sem a senha, não é possível acessar os dados salvos no disco. Uma leitura dos dados diretamente na superfície do disco também não será possível, pois a criptografia é feita a nível de hardware.

É possível que, caso estes novos discos façam sucesso, uma nova onda de produtos que defendem seus dados no nível de hardware (ao invés de software) sejam lançados no mercado.

Avatar de Desconhecido

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.