A 180Solutions, conhecida pelos seus programas Zango e 180Search Assistant, está mostrando um pop-up informativo aos usuários que possuem o software. O objetivo é ter certeza de que o usuário sabe que o software está instalado e como removê-lo caso o usuário não queira mais o programa instalado.

A idéia de criar um pop-up informativo foi lançada no workshop antispyware promovido pela CNET que ocorreu no início de Maio.

Reprodução do Pop-up

O pop-up mostrado pela 180Solutions, por outro lado, foi criticado por especialistas por conter afirmações falsas. Entre os problemas apontados, está uma frase que diz que o 180Solutions está instalado para dar o usuário acesso a jogos e sites gratuitamente. De acordo com Ben Edelman, “essa habilidade não é de benefício algum se o usuário não sabe que tem o 180, não quis o 180, ou não sabe quais os sites que ele pode acessar.”

O pop-up também diz que somente 3 anúncios serão mostrados por dia, o que é geralmente muito mais, principalmente para usuários que usam a internet com freqüencia. O pop-up informativo também não diz que os anúncios mostrados se tratam de pop-ups nem mostra um exemplo do tipo de pop-up que será mostrado.

Edelman também diz que, embora o informativo afirme que é necessário 18 anos para instalar o 180Search Assistant, diversos anúncios promovendo o produto da 180 podem ser encontrados em sites direcionados ao público infantil, onde dificilmente navegam usuários maiores de 18.

Mesmo com algumas falhas, a atitudade da 180Solutions foi aplaudida por diversos especialistas. É a primeira vez que uma companhia de adware manda um aviso desse tipo aos seus usuários.

As companhias de adware estão desesperadamente tentando limpar sua imagem depois que Eliot Spitzer, promotor geral de Nova York, processou a Intermix Media, que pagou uma multa de mais de 7 milhões de dólares.

Um novo processo também foi iniciado contra Direct-Revenue, que teve seu software Aurora distribuído ilegalmente através de BitTorrent, o que coloca ainda mais pressão nas costas das empresas de adware.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.