Vai sair, no Brasil, o primeiro centro de análise de vírus (antivírus). Ele será inaugurado no próximo dia 5 de julho, em São Paulo. O centro de pesquisa vai analisar arquivos maliciosos criados nos idiomas português e espanhol para acelerar a criação de vacinas na região.

O projeto será implantado pela fornecedora de soluções de segurança Hauri e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde o laboratório funcionará. Segundo a Hauri, o mercado latino-americano representa menos de 5% do faturamento mundial de soluções antivírus, o que justifica o investimento em um centro de pesquisas para atender a região.

Os técnicos do laboratório vão receber arquivos infectados de usuários domésticos e corporativos para estudo e identificação dos vírus. Após análise completa do problema será criada a vacina. O laboratório também apoiará o governo brasileiro no combate de crimes cibernéticos.

A expectiva é que, com um laboratório presente no Brasil, vacinas e assinaturas para os trojans feitos no país sejam detectados mais rapidamente pelos antivírus, assim dando proteção mais rápida aos usuários.

Escrito por Dohko