O alemão Sven Jaschan, 19, confessou em julgamento nesta terça-feira (5) ter criado os worms Sasser e Netsky. Os vermes causaram no ano passado danos para empresas públicas e privadas, atacando computadores que utilizavam os sistemas Windows 2000 e Windows XP da Microsoft durante o ano de 2004.

Sven está sendo processado por manipulação de dados, invasão de computadores e interferência com empresas públicas.

Ele foi preso quando a Microsoft ofereceu uma recompensa de 250 mil dólares para quem desse pistas do paradeiro do criador do worm. Um dos colegas de Jaschan entrou em contato com a polícia alemã e o denunciou.
Visto pela primeira vez na madrugada do dia primeiro de maio de 2004, o Sasser infectou mais de um milhão de computadores, parando ferroviárias e bancos durante dias até que os problemas fossem resolvidos.

Jaschan pode pegar até 5 anos de cadeia. Ele também terá que pagar compensação às vítimas dos vírus que ele criou. Os promotores disseram que os danos comunicados pelas vítimas chegam aos 150 mil dólares, mas que esse valor pode chegar aos milhões se todas as pessoas afetadas pelo verme publicassem as perdas financeiras causadas pelo worm.

De acordo com a agência Reuters, o modo com que ele pagará esta compensação ainda não foi anunciado.

Como ele ainda era menor de idade quando criou os vermes, o julgamento está sendo realizado a portas fechadas. Por este motivo, é possível também que ele não seja condenado à pena máxima prevista.

Conhecido mais pela criação do Sasser, Jaschan também é responsável pela criação da família de worms Netsky. O Netsky ficou, durante vários meses, no topo das listas Top 10 das empresas de segurança e infectou milhares de sistemas em todo o mundo, travando uma guerra digital com o verme Bagle.

Links

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

20 comentários

  1. é esse kra estra encrencado mesmo!!!

    Curtir

  2. eu acho esse maluko muito inteligent pois ele deve ter estudado muito mesmo pra fazer uma coisa dessas eu nao acho bom oque ele fez mas admiro sua inteligencia.
    sou contra issu de danificar o computador dos outros mas nao tenho nada contra hackers.
    para vc ser um tem que estudar muito e saber tudo de computadores intaum eu acho que vc deve estudar pra se defender pelo menos um pouco.
    sempre havera boa e mas pessoas e sempre havera a curiosidade de mexer nas coisa alheias,entao nada podemos fazer a nao ser ficar atento e informado.

    Curtir

  3. Silvana Portilho 05/07/2005 às 17:38

    Esse indivíduo não deve nunca mais frequentar a sociedade em nenhum lugar do mundo, pois ele é um criminoso da pior espécie que existe, pois ele é inteligente demais para o mal.

    Curtir

  4. Este camarada me parece um conhecedor profundo de programas e computadores. Acho que deveriam expo-lo a psicanalistas renomados visando uma avaliação do seu comportamento. Constatado o fato de não ser uma pessoa de má indole o mesmo deveria ser aproveitado por empresas com intuito de usar seu conhecimento ao combate de hacker’s e de virus. É uma forma também de pagar os prejuizos que causou à diversas empresas.

    Curtir

  5. sao pessoas com caracteristicas unicas.

    acho que sao merssenarios contra a humanidade

    pois causan prejuisos e nao visam lucro.

    Curtir

  6. Siegmund Beulke 05/07/2005 às 18:23

    Com todo respeito , entendo que estamos falando de uma pessoa com capacidade superior a muitas pessoas juntas.
    Entendo que sua capacidade é extremamente alta mas que seu uso é extremamente sem utilidade construtiva. Por esta razão, creio que sua pena deveria ter que trabalhar para o governo ou uma empresa do qual pudesse utilizar tal capacidade. Se ele fez o que fez prejudicando, o que não poderia fazer construindo.
    QUEM DE NÓS NÃO COMETEU ERROS. A MAIORIA ESCONDIDO ONDE POUCOS SABEM. Esse camarada fez diante de milhões de pessoas. É alguém muito especial e poderia ser utilizado de forma especial. VAMOS APROVEITAR SUA CAPACIDADE E CONSTRUIR?

    Curtir

  7. Ao contrário do que muitos disseram até agora, o Sasser é um dos worms mais simples que tivemos. A parte do mais importante do código do Sasser (o exploit) estava disponível na Internet quando Sven fez o worm.

    Ou seja, ele usou uma receita de bolo pra fazer o verme.

    Curtir

  8. Tânia Mara Saldanha 05/07/2005 às 18:30

    Por que será que as pessoas perdem tanto tempo e inteligência tentando prejudicar e nunca ajudar os outros?

    Curtir

  9. Bem, estamos vivenciando a era da informação, para ser um ladrão no passado naum precisava muito, apenas o porte de uma arma e a raiva ao proximo o fazia, mas hoje os nossos “ladrões” tem de ser inteligente, estudar e se dedicar. Qual é o crime nisso???.. Os teste de tal conhecimento hj é esse, criar algo que se reproduza, que tenha um pouco de AI. Aposto que esse virus que o camarada criou não matou ninguém, apenas atingiu o ego das grandes empresas, da elite e esse é o crime e aposto ainda que outras empresas ganharam muito com isso.
    Então eu pergunto, qual é o crime nisso? Quem é o fascinora na historia? O cara da arma ou o armado de conhecimento?
    Abraços

    Curtir

  10. EUSTAQUIO JOSE DE SOUZA 05/07/2005 às 19:19

    Individuos como esse criam suas proprias imagens e as espalham pelo mundo via WEB. São realmente “WORMS”. Rachers, pichadores e criadores de Virus em geral deveriam receber penas compatíveis com os seus feitos, ou melhor, com os prejuizos causados. Contrariando opiniões de outras pessoas, não gostaria de aproveitar um individuo assim, nem mesmo para lavar as latrinas dos butecos do mundo. Com que direito usa da inteligencia e da sabedoria doada gratuitamente por DEUS, para fazer o mal.

    Curtir

  11. valdeci pinheiro 05/07/2005 às 19:37

    usar a inteligéncia para fazer mal aos outros é uma burrice sem tamanho. que bom que foi descoberto, menos um para atazanar a vida dos internautas. valeu.

    Curtir

  12. Crackers (e não hackers como dizem) existem aos montes, muitos capazes de produzir vírus e worms… O problema está na fraquíssima segurança de alguns sistemas operacionais… talvez, no lugar de recompensa, determinados fabricantes de software devessem investir em segurança… todo mundo sairia ganhando não ??

    Curtir

  13. Eu não o vejo como a pessoa inteligente que estão propagando, e sim como um pequeno conhecedor de informática que não sabe usar o que aprendeu, e deve ser um homem super frustado, pois só a frustação é capaz de fazer um homem agir dessa forma, deve ser punido, mas antes disso deve ser tratado, pois é um duente…

    Curtir

  14. Porque que aí invés de processar este rapaz, porque a Microsoft não contrata ele pra ajudar na eleboração da segurança do Window$, quem sabe assim ela não desenvolve um sistema operacional bem mais seguro, e que principalmente não pegue mais virus!
    Pensem nisso!
    O que ele fez não é certo, concordo plenamente com todos, mais imaginem, Sasser/Blaster, etc… nosso Windows é realmente ainda hoje um “sistema operacional” seguro??!!
    Acredito que é muito imaturo aínda para respondermos esta questão!
    Pensem nisso!
    Falow

    Curtir

  15. Esse garoto realmente é super inteligente pra ve como nos estamos vulnaraveis pois as empresas de segurança demoraram muito tempo pra descobri um metodo pra esse virus mais um doido desse merece cadeia sim merece pois fez um ato errado já que é inteligente que fizesse algo melhor que o windows e com total ou pleo mais mais seguro que o windows nao é?

    Curtir

  16. Cássio Wander 06/07/2005 às 08:47

    Realmente ele deveria ser aproveitado , mas quem iria querer ? A Microsoft? Acho que não , ele poderia chegar a tomar o lugar do PODEROSO CHEFÃO algum dia e se tornar milionário por ter criado no passado um vírus que atingiu a segurança do SO Windows afetando milhares de computadores pelo mundo , que façanha . Deveria ser aproveitado pelas empresas que trabalham com sistema operacional de código livre ,assim teriamos sistemas operacionais realmente seguros.

    Curtir

  17. meu querendo ou não o cara é um gênio, invadir estes sistemas é muito díficil, td bem que o cara exagerou um pouco no que ele fez, mas pensa bem pega um cara destes pra trabalhar em uma empresa de segurança, seria um investimento muto bem sucedido!!!

    Curtir

  18. bem acho que muitos falam sem conhecer e nem ver como funciona o mundo de um hacker, se ele fez isso é uma prova que muitas empresas e pessoas se acham inabalaveis e que estam super protegidas, no caso das empresas grande parte da culpa pertence a elas que nao fazem investimentos nas areas de segurança ou entao que nao projetam softwares que tenham mais a oferecer, ele fez sim e é errado porem ele assumiu em publico, nao sabemos o motivo dele ter assumido, porem quem estas pessoas para julgar se ele é um delinquente ou uma pessoa que tem mais conhecimento daquilo que usa do que as proprias pessoas que estam o julgando, se acham o maximo julgar alguem por algo que ele fez mas nem sabem se defender daquilo, Então acho que as pessoas deveriam ESTUDAR MAIS antes de se gabarem dos proprios conhecimentos. Como tem muitos ai que acham que sabem muito, so porque possui um PC, que ele usa em ksa para acessar a internet, msn, e-mail, jogos e pornografia e no maximo consultar banco, usando um software ridiculo de antivirus, como a maioria das pessoas um freeware ou entao um “A alguma coisa de antivirus” so porque é gratuito, se querem tudo de graça, lembrem de uma coisa tudo na vida tem um preço.

    Curtir

  19. Rodrigo Volpon 06/07/2005 às 11:00

    Primeiramente, ele “nao meresse cadeia” por ser menor e segundo ele não é um marginal e sim um genio q desconhece a forca dos monstros que cria.

    Ele deveria ser “recrutado” pelas forcas desta patria varinil para dezenvolver sistemas q agilisassem o nosso “judiciario” e talvez um “trojam” que poderia ser lancado em nossa administracao publica para capturar tudo quando houvesse a palavra “licitação”, hospedando automaticamente em um site de livre assesso.

    So um cara como ele poderia amendrontar esses politicos caras de pau.

    Curtir

  20. MVasquesH20i 06/07/2005 às 11:46

    Concondo com Altieres… Não foi nenhuma façanha…. o Sasser realmente foi sucessor de outro vírus… que explora uma falha do windows…
    esse cara tem muita força de vontade por um objetivo que ele tinha em mente… ele foi e fez, testou e funcionou…. alcançou o objetivo, pena que de forma a prejudicar as pessoas….

    Mas conheço coisas pior que isso, por exemplo, a atual situação política no Brasil….. ou melhor… a “política”…. se alguém conhecer um político que seja honesto, por favor, mande ele para um outro planeta habitável, pois será uma nova linhagem pura.. Como eu gostaria de ver todos esses corruptos pregados numa cruz…

    Curtir

Os comentários estão encerrados.