Os programas para troca de arquivos baseados em redes P2P se tornaram extremamente populares, principalmente para o download ilegal de arquivos de música. Aproveitando-se desse sucesso, os desenvolvedores dos programas P2P praticamente criaram a indústria dos adwares. Uma coisa que passa pela cabeça de todo internauta quando vai baixar um software P2P é: ele possui adware?

Para responder essa pergunta, a Linha Defensiva testou vários programas P2P para saber quais os adwares que os programas instalavam e se era possível removê-los sem maiores dores de cabeça.

Os programas melhoraram muito desde que iniciou-se a prática de incluir softwares de terceiros como patrocínio. A maioria dos programas de desinstalação funciona bem, e muitos programas que instalavam adwares não instalam mais.

Programas Testados
Programas Limpos e Recomendados

Kazaa

O Kazaa Media Desktop 3.0, da Sharman Networks, modificou recentemente a lista dos adwares incluídos pelo programa.

O Kazaa Media Desktop instalou 4 componentes de adware no computador, além de possuir anúncios internos no próprio programa. Na lista seguinte você confere os adwares instalados pelo programa:

  • The Best Offers
  • InstaFinder
  • RxToolBar
  • Need2Find

Devido a um dos componentes acima, diversas palavras-chave serão sublinhadas nas páginas web contendo links para anunciantes. Esses links, somados aos pop-ups criados pelo The Best Offers e os anúncios internos do Kazaa, farão seu computador ficar bastante lento.

Nos testes feitos pela Linha Defensiva, o programa de desinstalação do Kazaa funcionou perfeitamente, restando apenas o Need2Find. Ele pode ser removido facilmente, também, através do Adicionar/Remover Programas.

Kazaa Lite Ressurection

A nova versão do Kazaa Lite não possui qualquer anúncio ou programa de terceiros. A página principal exibida pelo programa, entretanto, exibe dezenas de anúncios. Mesmo assim esses anúncios não podem ser considerados pertencentes ao programa.

Note que o Kazaa Lite Ressurection, apesar de ser uma alternativa ao Kazaa totalmente sem anúncios, é um software ilegal por violar os direitos autorais da Sharman Networks sobre o Kazaa. Por esse motivo, diversas fontes onde você pode obter o arquivo são pouco confiáveis e podem estar contaminadas com os mais diversos trojans.

Por esse motivo, o software não é recomendado.

Kazaa 2005

O Kazaa 2005 foi testado por ser relativamente popular e ser também uma versão em português do Kazaa.

Por algum motivo que não foi deixado claro em lugar algum no programa de instalação, o programa pede seu E-mail e CEP, dizendo que você conseguirá downloads mais rápidos caso esses dados sejam preenchidos. Como você pode perceber, nenhum outro programa P2P pede seu e-mail e seu CEP, simplesmente porque esses dados não são requeridos para nenhuma atividade comum em redes P2P — muito menos podem deixar seu download mais rápido.

O software não exibe qualquer política de privacidade para explicar ao usuário o que será feito com os dados. O software também diz que você deve desinstalar qualquer outro software P2P e não deixa claro o motivo do pedido.

Depois de instalado, foi constatado que essa é apenas uma versão remarcada do Kazaa Lite Ressurection, que não exibe licença ou política de privacidade durante a instalação, além de ser ilegal.

Devido a isso, o programa não é recomendado.

Warez P2P

O Warez P2P instala dois componentes de adware: C2.lop e new.net domains. Ambos são opcionais e você pode optar por não instalá-los durante o programa de instalação.

Na tela Choose Components, em ‘Extra component Plugins’ deve ser desmarcada a opção “New.net Domain Support” para que não seja instalado o new.net.

O interessante é que se você deixa essa opção marcada e clica em Next, o programa de instalação mostrará uma tela adicional com a licença do new.net e que o Warez P2P é patrocionado somente pelo New.net.

O que é dito nessa tela é uma grande mentira, já que na próxima tela (“Chosse additional features and settings”) a opção do meio (“Run Contextual Based Supported ads while browsing”) é na verdade a opção para instalar o outro adware: o C2.lop. Essa opção (marcada por padrão) deve ser desmarcada para que não sejam instalados os componentes do C2.lop.

O modo que o programa de instalação foi feito deixa claro que o objetivo é enganar o usuário e fazer com que os adwares sejam instalados. Indiferentemente das opções selecionadas, anúncios internos serão exibidos no programa.

O programa de desinstalação do Warez P2P não remove os softwares adicionais. É necessário que o “Search Plugin” (C2.lop) e o new.net domains sejam desinstalados manualmente no Adicionar/Remover Programas.

Morpheus

O Morpheus sofreu uma reformulação. O programa sempre foi conhecido por instalar os mais diversos tipos de adware, sendo considerado pior do que o Kazaa em questão de adwares antes da sua reformulação. Depois que a C|Net Download.com removeu todos os softwares que incluíam spywares, o programa removeu os componentes de terceiros.

Os únicos anúncios exibidos pelo Morpheus se encontram dentro do programa.

iMesh

Além de possuir os anúncios internos (anúncios exibidos dentro do programa), o iMesh instala uma barra chamada “iMeshBar”, que na verdade é uma versão remarcada da barra MySearchBar, que é detectada como spyware por alguns anti-spywares.

A Barra pode ser removida no Adicionar/Remover Programas separadamente e o programa continuará funcionando da mesma forma (sem a barra), apenas com os anúncios internos.

Por outro lado, desinstalar o iMesh não remove a iMeshBar, que deve ser desinstalada separadamente de qualquer forma.

eDonkey2000

O eDonkey2000, na versão suportada por adwares, obriga o usuário a instalar o Save!, da WhenU. O programa exibe uma tela dizendo que o programa foi certificado pela Aluria Corporation como Spyware-Free (sem spywares).

Isso se deve ao fato que a Aluria fechou um negócio com a WhenU onde a Aluria removeria o Save! da base de dados para que a WhenU disponibilizasse uma versão do antispyware da Aluria junto com o Save!. O resultado foi o WhenUControl: um antispyware que é suportado por um adware.

De qualquer forma, além do WhenU Save!, o programa ainda oferece opções para que o usuário instale outros dois adwares: Accoona Toolbar e New.net Domains. Para que esses adwares não sejam instalados, basta desmarcar as caixas nos últimos passos da instalação.

Nos testes da Linha Defensiva, o Save! desinstalou-se automaticamente logo depois que o programa foi instalado. Isso aconteceu porque o Save! possui um mecanismo para detectar se o software (eDonkey2000) está instalado no computador. Caso o programa não esteja no computador, ele se desinstala automaticamente.

Esse mecanismo é falho. O simples fato de o programa estar na pasta Arquivos de Programas ao invés da Program Files fez com que o Save! ativasse sua rotina de desinstalação por ser incapaz de detectar a presença do eDonkey2000.

Mesmo que você instale ele na pasta Arquivos de Programas e remova o Save! devido ao seu bug e não instale os adwares adicionais, o programa ainda exibe adwares internos.

Programas Recomendados

SoulSeek

O programa SoulSeek, distribuído pelo portal slsknet.org, é totalmente livre de qualquer adware ou spywares. Na verdade, o SoulSeek é o programa P2P mais simples testado. O programa funciona como uma “comunidade” e, diferente dos outros programas, o download é feito de apenas uma única fonte.

O foco do programa é a distribuição de músicas de bandas independentes ou pouco conhecidas.

eMule

O eMule é, sem dúvida alguma, o melhor programa para a rede eDonkey2000.

Diferentemente do eDonkey2000, o eMule não possui nenhum spyware, adware ou programas de terceiros incluídos e é um programa de código aberto, distribuído pelo emule-project.net. O programa é totalmente em português e tem como o foco a distribuição de arquivos grandes (com mais de 50 MB). Como é necessário ficar um bom tempo conectado para fazer o download dos arquivos devido a existência de enormes filas, o programa é recomendado para todos que fazem o uso de programas P2P com freqüencia.

É um dos programas para compartilhamento de arquivos mais usados atualmente.

Shareaza

Distribuído pelo Shareaza-SF.net, o Shareaza é um ótimo programa P2P que integra as redes Gnutella1, Gnutella2, eDonkey2000 e BitTorrent. O cliente BitTorrent, apesar de funcionar, tem poucos recursos. O suporte à rede eDonkey2000 também é precário.

O Shareaza é um programa recomendado como alternativa ao Kazaa para a troca casual de arquivos usando as redes Gnutella1 e Gnutella2.

BitTorrent

Para a rede BitTorrent, existem vários clientes sem qualquer spyware ou adware. O cliente oficial do BitTorrent, por exemplo, não possui qualquer spywares/adwares, porém não tem as funcionalidades que outros clientes possuem.

A Linha Defensiva recomenda o programa Azureus. Além de ser em Java e suportar várias plataformas, o programa tem suporte a plugins, links magnet e também permite selecionar quais arquivos você quer baixar de um torrent. A interface do programa também é amigável e de fácil uso e configuração.

O único problema do Azureus é o consumo de recursos do sistema: o programa é um verdadeiro devorador de memória RAM e consome facilmente quantias maiores de 60MB.

Próxima página

Na próxima página você poderá conferir dicas para se proteger dos trojans que existem em redes P2P.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

33 Comments

  1. Junior Sarilho 11/10/2005 às 06:35

    O programa da rede p2p emule simplismente o melhor mas tem uma coisa que nao é facil manipular o upload, pra quem tem banda larga limitada isso nao é bom principalmente pra quem precisa baixar muitos arquivos, mas uma dica sera dada quando o arquivo for baixado pro seu hd voce pode tira-lo da pasta C:Arquivos de programaseMuleIncoming que o upload sera imediatamente paralizado, mas de resto, o programa é o melhor que ja vi na internet, apesar de ser ilegal.

    Junior Sarilho

    Nota do editor: O emule não é ilegal

    Curtir

  2. Max Marin Wirth 11/10/2005 às 08:23

    E quanto ao Limewire? Seria interessante testar este programa 2P2 http://www.limewire.com. Grato.

    Curtir

  3. Ola
    Jah faz algum tempo que troquei meu Kazaa Lite Ressurection pelo LimeWire, que foi recomendado por um radialista famoso.
    Realmente, esse programa se mostrou muito superior ao Kazaa L. R, mais rapido p/ baixar e menos arquivos corrompidos, ou ele avisa quando um arquivo esta corrompido.Mas eu gostaria de saber a opiniao de profissionais, no caso vcs, entao gostaria que fizessem o teste com esse P2P tambem.Baixei ele no site http://www.baixaki.com.br
    Obrigado!

    Michael (Mike)

    Curtir

  4. Gabriel Costa 11/10/2005 às 12:24

    Vocês poderiam testar o LimeWire. Uso aqui no meu PC, até agora parece ser muito bom. http://www.limewire.com

    Curtir

  5. Que tal testar o Lime wire?

    http://www.limewire.com

    Curtir

  6. O Artigo oferece informações importantíssimas para linha defensiva de qualquer usuário, apenas achei que faltou realizar os testes no Overnet, já uso ele a bastante tempo e acho interessante o uso do mesmo.

    Curtir

  7. Testem o GenialGIFT
    4 redes em 1 programa (inclusive kazaa)
    http://www.geniais.com/ggift/ggiftp.htm

    Curtir

  8. Cara, é MUITO fácil manipular downloads tanto no eMule quanto no aMule (versão do eMule para Linux)…
    Basta ler!!

    Curtir

  9. O Limewire não possui adwares nem spywares, apenas pequenas propagandas internas no programa para que o usuário compre a versão Pro. Lembrando que foi testado a última versão do Limewire: versões mais antigas instalam adware sim.

    Não pude perceber nenhum software ruim ou propaganda no GenialGIFT. O programa me pareceu bem simples e direto, o que geralmente é uma característica dos programas sem adware.

    Quanto ao Overnet, o AVS-50 tem detalhes. O programa não é recomendado.

    Curtir

  10. Quanto ao BitTorrent, método P2P que mais uso, recomendo o BitComet que é bem mais leve que o Azureus e tem muito mais funcionalidades. Outra grande vantagem do Torrent é que, fazendo parte de comunidades como a Brasil-Share, você pode ficar 100% tranquilo da procedência dos arquivos e o risco de você pegar um arquivo “fake” é zero. E viva o torrent!!!

    Curtir

  11. David Pimentel 11/10/2005 às 19:31

    Penso que falo por muitos usuários do LimeWire, como eu, quando peço-lhes que nos digam o que de fato é relevante e seguro no excelente programa P2P. Uso há muito tempo sem ter a menor dor de cabeça quanto a spy, ad ou virus. Aguardamos sua “ultima palavra…” Obdo.

    Curtir

  12. Otima materia. parabéns. Mas faltou vcs incluirem o DC++. Gostaria de uma matria destrinchando o uso desse P2P, seus defeitos, problemas e sues pontos fortes. Obrigado.

    Curtir

  13. Testem o WinMX, voltou a funcionar e na minha opinião é excelente, dificilmente pega-se arquivos corrompidos

    Curtir

  14. Luciano Quadros 11/10/2005 às 20:35

    Excelente a matéria! Eu particularmente já utilizava o eMule e tb o Kazaa 3.0. No caso do Kazaa, instalei um removedor de “porcarias”, o Diet Kazaa. Mas o importante saber é que, em qualquer situação, o ideal é ter no micro um programa anti-spyware/adware. Uso o SpyBot e não tenho mais problemas! E ambos os softwares citados são gratuítos!

    Curtir

  15. O Shareaza em sua versão 2.2 fez avanços na área do BT e do Edonkey ( sendo que nesse implementou ate uma opção relacionada aos servidores antes do Emule ). É verdade que não é o melhor suporte do mundo, mas está MUITO longe de precário.

    Aqui está o changelog da série de Betas e do Final da versão 2.2 para você ver o avanço:
    http://wiki.shareaza.com/static/ChangeLog2.2

    Abraços

    Curtir

  16. Irani Maciel 12/10/2005 às 09:32

    Excelente a análise! Claras e objetivas informações.
    Já utilizei a maioria dos aplicativos referidos, e ultimamente decidi continuar com o Limewire (edição atualizada) e o Emule Plus, e recomendo ambos.

    Continuem com o trabalho, está realmente ótimo.

    Curtir

  17. André
    Com certeza! Mas a maioria das pessoas que usa a rede eD2k devem usá-la com freqüencia devido as filas. E aí provavelmente a pessoa vai querer o programa com o melhor suporte, que seria o eMule. Claro que, para troca casual de arquivos no eDonkey2000 (e no BitTorrent), o Shareaza serve perfeitamente.

    Curtir

  18. Uma informação que passou batida na matéria, é que, na rede EDK2 (emule e edonkey), é sempre aconselhável fazer downloads de arquivos indexados, ou seja, arquivos que possuem o link (edk2://…) em algum site de sua confiança e que, após o download, será exatamente o que vc queria, e não uma surpresa.

    Curtir

  19. Olá!
    EU uso um software Não muito conhecido!
    Ares Galaxy, bem que vocês podiao fazer o teste!
    No meu pc ele se saiu muito bem!
    Tem verção lite e full e é em português!
    Mais o melhor de Tudo é que é OPENSOURCE!
    Pra ser perfeito falta só + pessoas usando!
    AHHH
    E queria falar que vocês podião ter colocado o BEARSHARE já que é muito usado e CONTEM spywares!

    Curtir

  20. Tercio de Melo 14/10/2005 às 20:55

    O UOL Tecnologia recomendou nessa matéria o BitTorrent, aí eu fui instalar na minha máquina o BitTorrent, e o q foi q deu? resposta: Virus!
    O BitTorrent veio com dois virus nele, minha sorte foi q o meu anti-virus detectou logo!
    E aí UOL Tcnologia? Eu quero uma explicação para isso!

    Obrigado pela atenção: Tercio de Melo

    Curtir

  21. Tercio de Melo

    Você obteve o programa através do BitTorrent.com? Qual seu antivírus? Qual o vírus detectado?

    Verificamos um falso-positivo (detecção incorreta do arquivo) por parte do Kaspersky no cliente original. Antivírus também erram (e com freqüencia), portanto tome cuidado antes de fazer uma acusação. O BitTorrent não está infectado, a não ser que você tenha obtido ele através de terceiros.

    Note também que alguns clientes de BitTorrent possuem vírus/spyware, o que não é o caso do cliente original nem do Azureus.

    Curtir

  22. Ademir Gomes 15/10/2005 às 08:34

    Hoje eu uso o Emule, mas eu ja usei o Shareazza (uma versão mais antiga do que a que esta no site da Shareazza, pois acho que essa versão nova so consome recursos) e a mesma coisa se aplica para o Kazaa, eu tenho a versão 2.4 do Kazaa, que peguei bem antes da luta judicial entre os Kazaa, essa versão não tem Spyware nem Adware, bem o que eu gostaria de dizer que que o Emule é excelente para baixar arquivos grandes, mas tem que ficar conectado sempre e disponibilizar uma grande quantidade de arquivos na rede, so assim vc tera uma grande pontuação e consequentemente vc podera fazer Dowloads muito mais rápidos. Agora para baixar arquivos menores eu recomendo o Kazza (a versão 2.4) que é bem simples, consome poucos recursos e é em portugues….

    Curtir

  23. Gostei dessa análise feita pelo site linha defensiva, sobre tudo porque sei que estou utilisando um programa confiavel (emule).

    Curtir

  24. Seizi Miyahara 15/10/2005 às 18:17

    Gostei muito da análise, parabéns.
    Eu uso o eMule, antigamente por falta de configuração nunca havia conseguido nada nele, todavia, após acertar a configuração do modem(bandalarga) com id alta ficou ótimo.

    Curtir

  25. Arthur da Silva Gonçalves 16/10/2005 às 10:28

    Gostaria de dizer que achei muito boa a análise do Linha Defensiva. Antes eu usava vários programas que continham ad-wares (Imesh e Kazaa), mas agora eu estou usando o Shareaza. Gostaria também de firsar um problema do eMule, que não deixa ele ser tão bom: com a minha conexao ADSL, as taixas de download de arquivos não passam de 5 KB/s, taxa de internet discada. Por isso é que não acho ele tão bom…

    Curtir

  26. Já foi pedido, mas como vocês não atenderam, eu também gostaria de pedir a análise do Ares. Obrigado.

    Curtir

  27. Parabéns pela matéria!!! Com importante conteúdo para quem usufrui de rede P2P na internet.
    Um grande software que sinto falta hoje em dia é do velho AudioGalaxy, o que quisesse encontrava-se nele, velhos tempos.

    Curtir

  28. Tanto o Limewire quanto o Ares já foram verificados.

    Vejam na lista do AVS.

    Ambos estão limpos.

    Curtir

  29. olá , amigos da linha defensiva . finalmente uma matéria séria e confiável sobre os programas p2p . eu li toda a matéria e todos os comentários atentamente e ficou uma dúvida .
    e o programa winmx vocês não falaram ,dele ele existe ainda , será que é bom ?
    desde já um brande abraço e parabéns pela excelente matéria .

    Curtir

  30. rodrigo borges 17/10/2005 às 17:09

    já testei alguns programas p2p, mas o melhor mesmo é o ARES E ARES GALAXY, o emule é bom e sem adware e spyware, porem, muito demorado pra começar um download
    o shareaza tb é bom, porem , tem uma interface umpouco pesada pra carregar …

    Curtir

  31. Gostei muito do WinMX. O programa é leve, fácil de usar e, aparentemente sem spyware. Ainda tem a vantagem de numerar a fila para download. Gostaria de saber a opinião dos nossos pilotos de teste.
    Obrigado.
    Abraços,
    Bruno

    Curtir

  32. E ai galera eu queria alertar aos utilizadores do Limeware que existem palavras chave nas buscas tal como ‘play boy’ na busca de videos que servem de porta de entrada para virus,spywares e outros.
    Como pegar virus pelo Limeware:
    1°Digite “play boy” na busca de videos
    2°Com certeza alguns videos do resultado como o da Pamela Anderson estarão infectados.
    Como assim infectados?
    Você baixa ele e tenta abrir no Media Player e ele pede para baixar uma liçença, ela na verdade é um Active X que abrirá as portas de seu sistema para a entrada de dezenas de virus e spywares e outras pragas da qual não me recordo o nome.
    Eu fiz o upload do video assassino no endereço Tomem cuidado com os Active X , eles servem de porta para diversas pragas digitais !

    Curtir

  33. Demolidor

    Esse problema existe em qualquer programa P2P. A recomendação é evitar vídeos WMV ou usar o Windows Media Player 10.

    Curtir

Comentários encerrados.