Depois que foi encontrado um trojan que roda no console portátil da Sony, o PSP, é a vez do seu rival, o Nintendo DS, ser alvo do mesmo problema. De acordo com o weblog de tecnologia Engadget, um cavalo-de-tróia que afeta o portátil da Nintendo foi encontrado nessa segunda-feira (10/10).

Conforme o artigo no Engadget, o cavalo-de-tróia para o Nintendo DS se disfarça de uma ROM para visualizar Hentai — anime (desenho animado japonês) pornográfico — e faz com que o console portátil não seja mais capaz de rodar games normalmente.

O site de notícias The Inquirer sugere o uso do FlashMe Firmware Replacement para recuperar um console danificado pelo trojan.

É importante lembrar que qualquer sistema programável (incluindo o PSP, DS, Smartphones e PDAs) pode ser atingido por cavalos-de-tróia e outros códigos maliciosos. A recomendação é nunca obter programas ilegais ou de fontes não confiáveis para evitar ser atingido por esses problemas.

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

3 comentários

  1. Lucas Secundo 11/10/2005 às 02:10

    Pois é galera, pirataria pode propiciar isso tudo e consequências ainda piores, mas se a pirataria é a melhor forma de distribuição de renda, ela continua aí, sem controle. E as novas tecnologias continuam sendo um atraso justamente por isso.

    Curtir

  2. Oliver Mesquita Barnon 11/10/2005 às 04:30

    Uma dica importante da notícia, cuidado ao baixar vídeos da Internet do tipo Hentai ( pornô ), poderá estar com um belo vírus TROJAN HORSE, be careful, guys !

    Curtir

  3. Zero Schezard 11/10/2005 às 08:48

    A pirataria só vai deixar de existir quando os preços forem mais justos. Puxa, se eu comprar 3 jogos piratas de Play Station 1 e meu console der problema, eu ainda saio no lucro…

    Curtir

Os comentários estão encerrados.