Protegendo-se de vírus em redes P2P
Indiferentemente do fato do seu programa possuir adwares ou não — o que já é ruim devido à diminuição da performance do sistema e pop-ups chatos — é preciso tomar cuidado com arquivos infectados e maliciosos presentes em redes P2P.
A dica mais importante é: fique longe de softwares piratas. Veja por exemplo quantos vírus se disfarçam de cracks para o Trillian ou para o Photoshop. Esses são apenas dois exemplos. A quantidade de arquivos infectados em redes P2P é enorme.
Se você quer ir mais longe, fique longe de qualquer arquivo executável (PIF, SCR, EXE, VBS) em redes P2P. Existem diversos worms que também se disfarçam de programas legítimos (inclusive softwares para a proteção, tais como Zone Alarm, Spybot S&D e HijackThis). Protetores de tela (.SCR) em redes P2P também são uma péssima idéia.
Arquivos de vídeo e aúdio (MP3, MPG, AVI, OGG, OGM e outros) não possuem vírus. Embora a maioria dos downloads desses arquivos sejam ilegais, não é possível que você seja infectado com vírus devido à arquivos multimídia. A única exceção são arquivos WMV com faixas DRM maliciosas rodando no Windows Media Player 9, mas esse é um problema isolado que pode ser evitado aplicando-se os patches no Internet Explorer para que as faixas DRM não executem.
Outros arquivos que geralmente possuem vírus e são encontrados em redes P2P são geradores de créditos para celular. Esses programas dificilmente funcionam e sempre trazem algum “presente surpresa” junto — geralmente um cavalo-de-tróia que irá roubar senhas de banco.
As redes mais confiáveis (isso é, com menos arquivos ruins e infectados) são o SoulSeek e o BitTorrent devido à falta de recursos anônimos nessas redes. É muito fácil para o tracker (servidor que cordena as transferências) no BitTorrent banir um usuário que colocou arquivos infectados. O SoulSeek, por sua vez, bloqueia todos os arquivos executáveis por padrão, o que torna a rede pouco interessante para quem quer disseminar vírus. Isso não significa que torrents e arquivos ruins não existam nessas redes — apenas significa que em menor quantidade.
A rede FastTrack (usada pelo Kazaa) possui muitos arquivos contaminados, e o mesmo pode ser dito da rede eDonkey2000 (eMule). Além de serem mais populares, essas redes são mais anônimas e permitem que um usuário distribua arquivos falsos e infectados facilmente. Se você quiser se arriscar a baixar arquivos executáveis dessas redes, tenha certeza que seu antivírus está atualizado para evitar dores de cabeça.
Outros programas?
Se você quer a Linha Defensiva faça o teste com algum outro programa P2P, deixe-o nos comentários. Ele será testado e os resultados serão divulgados na lista da seção AVS assim que os testes forem feitos.

O programa da rede p2p emule simplismente o melhor mas tem uma coisa que nao é facil manipular o upload, pra quem tem banda larga limitada isso nao é bom principalmente pra quem precisa baixar muitos arquivos, mas uma dica sera dada quando o arquivo for baixado pro seu hd voce pode tira-lo da pasta C:Arquivos de programaseMuleIncoming que o upload sera imediatamente paralizado, mas de resto, o programa é o melhor que ja vi na internet, apesar de ser ilegal.
Junior Sarilho
Nota do editor: O emule não é ilegal
CurtirCurtir
E quanto ao Limewire? Seria interessante testar este programa 2P2 http://www.limewire.com. Grato.
CurtirCurtir
Ola
Jah faz algum tempo que troquei meu Kazaa Lite Ressurection pelo LimeWire, que foi recomendado por um radialista famoso.
Realmente, esse programa se mostrou muito superior ao Kazaa L. R, mais rapido p/ baixar e menos arquivos corrompidos, ou ele avisa quando um arquivo esta corrompido.Mas eu gostaria de saber a opiniao de profissionais, no caso vcs, entao gostaria que fizessem o teste com esse P2P tambem.Baixei ele no site http://www.baixaki.com.br
Obrigado!
Michael (Mike)
CurtirCurtir
Vocês poderiam testar o LimeWire. Uso aqui no meu PC, até agora parece ser muito bom. http://www.limewire.com
CurtirCurtir
Que tal testar o Lime wire?
http://www.limewire.com
CurtirCurtir
O Artigo oferece informações importantíssimas para linha defensiva de qualquer usuário, apenas achei que faltou realizar os testes no Overnet, já uso ele a bastante tempo e acho interessante o uso do mesmo.
CurtirCurtir
Testem o GenialGIFT
4 redes em 1 programa (inclusive kazaa)
http://www.geniais.com/ggift/ggiftp.htm
CurtirCurtir
Cara, é MUITO fácil manipular downloads tanto no eMule quanto no aMule (versão do eMule para Linux)…
Basta ler!!
CurtirCurtir
O Limewire não possui adwares nem spywares, apenas pequenas propagandas internas no programa para que o usuário compre a versão Pro. Lembrando que foi testado a última versão do Limewire: versões mais antigas instalam adware sim.
Não pude perceber nenhum software ruim ou propaganda no GenialGIFT. O programa me pareceu bem simples e direto, o que geralmente é uma característica dos programas sem adware.
Quanto ao Overnet, o AVS-50 tem detalhes. O programa não é recomendado.
CurtirCurtir
Quanto ao BitTorrent, método P2P que mais uso, recomendo o BitComet que é bem mais leve que o Azureus e tem muito mais funcionalidades. Outra grande vantagem do Torrent é que, fazendo parte de comunidades como a Brasil-Share, você pode ficar 100% tranquilo da procedência dos arquivos e o risco de você pegar um arquivo “fake” é zero. E viva o torrent!!!
CurtirCurtir
Penso que falo por muitos usuários do LimeWire, como eu, quando peço-lhes que nos digam o que de fato é relevante e seguro no excelente programa P2P. Uso há muito tempo sem ter a menor dor de cabeça quanto a spy, ad ou virus. Aguardamos sua “ultima palavra…” Obdo.
CurtirCurtir
Otima materia. parabéns. Mas faltou vcs incluirem o DC++. Gostaria de uma matria destrinchando o uso desse P2P, seus defeitos, problemas e sues pontos fortes. Obrigado.
CurtirCurtir
Testem o WinMX, voltou a funcionar e na minha opinião é excelente, dificilmente pega-se arquivos corrompidos
CurtirCurtir
Excelente a matéria! Eu particularmente já utilizava o eMule e tb o Kazaa 3.0. No caso do Kazaa, instalei um removedor de “porcarias”, o Diet Kazaa. Mas o importante saber é que, em qualquer situação, o ideal é ter no micro um programa anti-spyware/adware. Uso o SpyBot e não tenho mais problemas! E ambos os softwares citados são gratuítos!
CurtirCurtir
O Shareaza em sua versão 2.2 fez avanços na área do BT e do Edonkey ( sendo que nesse implementou ate uma opção relacionada aos servidores antes do Emule ). É verdade que não é o melhor suporte do mundo, mas está MUITO longe de precário.
Aqui está o changelog da série de Betas e do Final da versão 2.2 para você ver o avanço:
http://wiki.shareaza.com/static/ChangeLog2.2
Abraços
CurtirCurtir
Excelente a análise! Claras e objetivas informações.
Já utilizei a maioria dos aplicativos referidos, e ultimamente decidi continuar com o Limewire (edição atualizada) e o Emule Plus, e recomendo ambos.
Continuem com o trabalho, está realmente ótimo.
CurtirCurtir
André
Com certeza! Mas a maioria das pessoas que usa a rede eD2k devem usá-la com freqüencia devido as filas. E aí provavelmente a pessoa vai querer o programa com o melhor suporte, que seria o eMule. Claro que, para troca casual de arquivos no eDonkey2000 (e no BitTorrent), o Shareaza serve perfeitamente.
CurtirCurtir
Uma informação que passou batida na matéria, é que, na rede EDK2 (emule e edonkey), é sempre aconselhável fazer downloads de arquivos indexados, ou seja, arquivos que possuem o link (edk2://…) em algum site de sua confiança e que, após o download, será exatamente o que vc queria, e não uma surpresa.
CurtirCurtir
Olá!
EU uso um software Não muito conhecido!
Ares Galaxy, bem que vocês podiao fazer o teste!
No meu pc ele se saiu muito bem!
Tem verção lite e full e é em português!
Mais o melhor de Tudo é que é OPENSOURCE!
Pra ser perfeito falta só + pessoas usando!
AHHH
E queria falar que vocês podião ter colocado o BEARSHARE já que é muito usado e CONTEM spywares!
CurtirCurtir
O UOL Tecnologia recomendou nessa matéria o BitTorrent, aí eu fui instalar na minha máquina o BitTorrent, e o q foi q deu? resposta: Virus!
O BitTorrent veio com dois virus nele, minha sorte foi q o meu anti-virus detectou logo!
E aí UOL Tcnologia? Eu quero uma explicação para isso!
Obrigado pela atenção: Tercio de Melo
CurtirCurtir
Tercio de Melo
Você obteve o programa através do BitTorrent.com? Qual seu antivírus? Qual o vírus detectado?
Verificamos um falso-positivo (detecção incorreta do arquivo) por parte do Kaspersky no cliente original. Antivírus também erram (e com freqüencia), portanto tome cuidado antes de fazer uma acusação. O BitTorrent não está infectado, a não ser que você tenha obtido ele através de terceiros.
Note também que alguns clientes de BitTorrent possuem vírus/spyware, o que não é o caso do cliente original nem do Azureus.
CurtirCurtir
Hoje eu uso o Emule, mas eu ja usei o Shareazza (uma versão mais antiga do que a que esta no site da Shareazza, pois acho que essa versão nova so consome recursos) e a mesma coisa se aplica para o Kazaa, eu tenho a versão 2.4 do Kazaa, que peguei bem antes da luta judicial entre os Kazaa, essa versão não tem Spyware nem Adware, bem o que eu gostaria de dizer que que o Emule é excelente para baixar arquivos grandes, mas tem que ficar conectado sempre e disponibilizar uma grande quantidade de arquivos na rede, so assim vc tera uma grande pontuação e consequentemente vc podera fazer Dowloads muito mais rápidos. Agora para baixar arquivos menores eu recomendo o Kazza (a versão 2.4) que é bem simples, consome poucos recursos e é em portugues….
CurtirCurtir
Gostei dessa análise feita pelo site linha defensiva, sobre tudo porque sei que estou utilisando um programa confiavel (emule).
CurtirCurtir
Gostei muito da análise, parabéns.
Eu uso o eMule, antigamente por falta de configuração nunca havia conseguido nada nele, todavia, após acertar a configuração do modem(bandalarga) com id alta ficou ótimo.
CurtirCurtir
Gostaria de dizer que achei muito boa a análise do Linha Defensiva. Antes eu usava vários programas que continham ad-wares (Imesh e Kazaa), mas agora eu estou usando o Shareaza. Gostaria também de firsar um problema do eMule, que não deixa ele ser tão bom: com a minha conexao ADSL, as taixas de download de arquivos não passam de 5 KB/s, taxa de internet discada. Por isso é que não acho ele tão bom…
CurtirCurtir
Já foi pedido, mas como vocês não atenderam, eu também gostaria de pedir a análise do Ares. Obrigado.
CurtirCurtir
Parabéns pela matéria!!! Com importante conteúdo para quem usufrui de rede P2P na internet.
Um grande software que sinto falta hoje em dia é do velho AudioGalaxy, o que quisesse encontrava-se nele, velhos tempos.
CurtirCurtir
Tanto o Limewire quanto o Ares já foram verificados.
Vejam na lista do AVS.
Ambos estão limpos.
CurtirCurtir
olá , amigos da linha defensiva . finalmente uma matéria séria e confiável sobre os programas p2p . eu li toda a matéria e todos os comentários atentamente e ficou uma dúvida .
e o programa winmx vocês não falaram ,dele ele existe ainda , será que é bom ?
desde já um brande abraço e parabéns pela excelente matéria .
CurtirCurtir
já testei alguns programas p2p, mas o melhor mesmo é o ARES E ARES GALAXY, o emule é bom e sem adware e spyware, porem, muito demorado pra começar um download
o shareaza tb é bom, porem , tem uma interface umpouco pesada pra carregar …
CurtirCurtir
Gostei muito do WinMX. O programa é leve, fácil de usar e, aparentemente sem spyware. Ainda tem a vantagem de numerar a fila para download. Gostaria de saber a opinião dos nossos pilotos de teste.
Obrigado.
Abraços,
Bruno
CurtirCurtir
E ai galera eu queria alertar aos utilizadores do Limeware que existem palavras chave nas buscas tal como ‘play boy’ na busca de videos que servem de porta de entrada para virus,spywares e outros.
Como pegar virus pelo Limeware:
1°Digite “play boy” na busca de videos
2°Com certeza alguns videos do resultado como o da Pamela Anderson estarão infectados.
Como assim infectados?
Você baixa ele e tenta abrir no Media Player e ele pede para baixar uma liçença, ela na verdade é um Active X que abrirá as portas de seu sistema para a entrada de dezenas de virus e spywares e outras pragas da qual não me recordo o nome.
Eu fiz o upload do video assassino no endereço Tomem cuidado com os Active X , eles servem de porta para diversas pragas digitais !
CurtirCurtir
Demolidor
Esse problema existe em qualquer programa P2P. A recomendação é evitar vídeos WMV ou usar o Windows Media Player 10.
CurtirCurtir