Nem parece, mas a Linha Defensiva já existe há um ano. Para mim, tudo pareceu muito rápido. As mudanças no site foram transformando ele naquilo que você vê hoje e, neste editorial, vou falar um pouco sobre essas mudanças e contar a história da Linha Defensiva, que hoje completa seu primeiro ano de vida.

A Linha Defensiva começou como um pequeno site chamado Helplib onde eu armazenava pequenos artigos e documentos de ajuda geral. A idéia era facilitar o trabalho das pessoas que ajudavam usuários com problemas em fóruns, respondendo as dúvidas mais comuns de uma forma clara.

Qualquer página na Linha Defensiva datada de 2004 foi escrita para a Helplib — o documento sobre HijackThis foi o primeiro documento publicado na Helplib. 29 de setembro de 2004, portanto, foi o dia do lançamento da Helplib, que era hospedada no provedor gratuito AtSpace. Veja abaixo uma screenshot da página inicial da Helplib:

Helplib

Em outubro de 2004 eu decidi traduzir o documento Crônicas do CoolWebSearch, mas não obtive permissão até quase o final de novembro. O Merijn (autor das crônicas) estava vendendo os direitos do artigo e do CWShredder para a Intermute. A resposta da Intermute demorou a chegar, mas foi, felizmente, positiva.

Devido ao tamanho do artigo, decidi que seria melhor criar um novo site — chamaria-se Linha de Defesa e usaria um design que eu havia feito para outro site (que não foi ao ar). Mudei algumas cores, fiz novas imagens e um logotipo quando veio o problema do nome: linhadedefesa.org, para o endereço, seria complicado de digitar. O site se chamou então Linha da Defesa por um tempo, até se tornar a Linha Defensiva. Os que ajudaram na escolha do nome foram a Silvana G. Melo, o Wrath e o fabio.ale.

No final de dezembro, tanto a tradução das crônicas como o site estavam prontos: a tradução foi terminada exatamente no dia 31. No dia 20 de janeiro de 2005 o domínio linhadefensiva.org foi registrado e, dias depois, o site foi colocado no ar. No dia 26 o fórum foi instalado e no dia 28 o site estava online, usando MovableType 2.66 como sistema de publicação.

Em fevereiro, o site entrou para a ASAP e o AntiVirus Safe foi criado. A seção Novos Vírus e Spywares (NVS) foi criada em março, mas foi cancelada em junho, quando a Linha Defensiva se tornou um parceiro do UOL e mudou seu sistema de publicação para o WordPress. Isso aumentou o número de acessos ao site e nos motivou a criar material de mais qualidade.

O presente de aniversário da Linha Defensiva, para nós da equipe, foi ver que o fórum Remoção de Malware, onde ajudamos pessoas a remover vírus, ultrapassou 1000 casos resolvidos. Era uma marca que queríamos muito atingir e que alcançamos graças a todos vocês que divulgaram o site, que postaram links e que nos elogiaram pelo nosso trabalho. Trabalho esse que se deve em grande parte à dedicação dos voluntários que usam seu tempo livre para analisar logs do HijackThis gratuitamente.

À todos vocês que lêem, que colaboram, que criticam, que elogiam e que sempre querem o melhor para o site, expresso aqui meus agradecimentos.

Muito Obrigado!

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

6 Comments

  1. fatherofpain 28/01/2006 às 11:44

    gostaria de dar os parabéns a toda equipe envolvida no linha defensiva. graças a vocês muitas pessoas conseguiram resolver seus problemas relativos á segurança do pc e remoção de malware. que muitos anos de sucesso venham a seguir. farei minha parte como mero usuário, lendo os artigos e divulgando esse site/fórum em toda web. parabéns a todos.

    Curtir

  2. ShadowBruno 28/01/2006 às 15:43

    Meus parabéns!!!!!!!! Um ano de vida e muitos casos resolvidos! Meus sinceros parabéns, muitos anos de vida e claro muitos agradecimentos aos colaboradores do LinhaDefensiva que nos ajudam a resolver nossos problemas desse selvagem mundo da internet com os seus perigos! Novamente meus parabéns!

    Curtir

  3. Antes de tudo, gostaria de dar o meus parabéns pelo aniversário do site.
    Não é preciso estar dentro da equipe para saber a eficiência do site e/ou fórum.
    Atualmente faço parte da equipe e posso dizer que é de um extremo orgulho que posso dizer isso.

    Sempre que possível entro no Linha Defensiva e me atualizo, seja respondendo perguntas, fazendo perguntas, escrevendo algumas notícias (algumas com grande ajuda do Altieres :) )

    Durante esse ano, podemos ver que os usuário de PC no Brasil e no mundo estão cada vez mais se protegendo, seja lendo algum editorial, seja lendo algum post do fórum, …, conclusão, esse site fez de muito para os “internautas” e torço que faça cada vez mais.

    E mais uma vez escrevo com todas as palavras que me veio nesse momento.

    PARABÉNS Linha Defensiva

    Obrigado por tudo.

    SDS

    Leandro Montenegro PintoDohko

    Curtir

  4. Parabéns a toda equipe do Linha Defensiva, por ajudar as pessoas sem pedir nada em troca, são raras as pessoas que fazem isso hoje em dia.
    Espero que continuem assim por muitos anos, afinal a informática no Brasil ainda tem muito o que evoluir, más os
    “malware makers” já estão bem evoluidos.

    Parabééééns
    Marcos

    Curtir

  5. Benjamin Bertoldo 30/01/2006 às 12:45

    Parabéns a toda equipe do Linha Defensiva, pelo primeiro aniversário. Espero possamos comemorar muitos outros, porque o site é de muita utilidade. Já utilizei várias vezes a ajuda dos colaboradores e sempre fui muito bem recebido. Vocês estão de parabéns.

    Curtir

  6. Luís Henrique 30/01/2006 às 17:54

    Parabéns que esse seja o primeiro de vários anos.

    Curtir

Comentários encerrados.