O assunto spyware tem causado uma certa preocupação entre usuários de PC, o que abriu oportunidades para desenvolvedores de soluções em segurança. Atualmente, ter um anti-spyware no sistema já é tão ou mais importante que ter um antivírus, pois o número de infecções de spyware já pode ser comparado ao número de infecções por vírus. Escolher um programa de proteção, entretanto, não é fácil.

Para resolver esse problema, a Trend Micro, a Symantec e a McAfee estão juntando forças com os laboratório da ICSA e do Thompson Cyber Security para facilitar o compartilhamento de amostras de spywares e padronizar os métodos usados para testar softwares anti-spywares.

O objetivo das empresas é facilitar a criação de testes para verificar a qualidade dos produtos anti-spywares e evitar que anti-spywares falsos ganhem atenção dos usuários. O grupo está disponibilizado detalhes do projeto no website Spywaretesting.org.

A iniciativa não é a primeira da indústria de segurança para definir os padrões da nova indústria anti-spyware. A Coalizão Anti-Spyware, uma aliança de empresas de segurança e organizações que defendem os direitos do consumidor, terminou no mês passado uma definição de “spyware” que busca padronizar o que é considerado spyware. A definição tem como objetivo facilitar a classificação das pragas para as empresas de segurança. O Spywaretesting.org continua de onde a Coalizão parou e usará a definição de “spyware” para criar os padrões de proteção.

É possível que no futuro os anti-spywares possam ser certificados pela ICSA, assim como hoje ocorre com firewalls e antivírus. A ICSA certifica que o software possui a qualidade mínima necessária para oferecer uma proteção comparável a outras ferramentas, facilitando a escolha do usuário na hora de adquirir um software de segurança.

Anúncios

Escrito por Dohko

2 Comments

  1. Fábio Ferreira 05/02/2006 às 18:50

    Ações como estas auxiliam na quebra do grande esquema que envolve o mercado de infecções na rede e concedem uma nova esperança de uma internet sem vírus e spywares, porém muita coisa ainda precisa ser feita neste sentido, mas já é um bom começo!

    Curtir

  2. Washington Fialho 09/02/2006 às 00:08

    Acredito que nasceu uma grande semente que nos trará bons frutos.

    Curtir

Comentários encerrados.