A Nullsoft lançou o Winamp 5.13 para corrigir uma falha grave no processamento de arquivos de playlist (PLS/M3U). A falha foi encontrada ontem e teve um código malicioso publicado para explorá-la no mesmo dia, colocando usuários do Winamp em risco. Felizmente, a nova versão já foi disponibilizada e você já pode baixá-la.

Arquivos PLS e M3U são utilizados para salvar listas de reprodução de mídia. O principal problema com esses arquivos é que, por padrão, eles são abertos automaticamente pelo Windows quando são baixados. Quando o Winamp estiver instalado, ele é que fica encarregado de processar esses arquivos. Todas as versões do Winamp são afetadas pelo problema, com a exceção da nova 5.13.

O Windows Media Player e outros tocadores de mídia não são afetados pela falha.

Se por algum motivo você é usuário do Winamp mas não pode atualizá-lo ainda, abra o Meu computador, clique em Ferramentas -> Opções de Pasta e clique na aba Tipos de arquivo. Na lista procure PLS e marque a caixa Confirmar abertura após download. Talvez seja necessário clicar no botão Avançado para ver essa opção. Você deve repetir os mesmos para a entrada dos arquivos M3U.

Mesmo com essa mudança de configuração, seu sistema ainda não estará protegido da falha, mas basta que você não abra arquivos M3U e PLS de websites na Internet. A atualização é altamente recomendada, já que o Winamp é um programa muito popular, o que chama a atenção dos criadores de programas maliciosos.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.