A Adobe, Secunia e a Microsoft estão alertando para uma falha presente na tecnologia Flash. De acordo com a Adobe, a falha permite que vírus sejam executados quando uma animação flash é carregada, comprometendo o sistema do usuário. A versão 8.0.24.0 do Flash, lançada ontem (14/3), corrige o problema.

O boletim APSB06-03, publicado ontem, não possui muitos detalhes sobre a falha. A Microsoft, que descobriu a vulnerablidade, também publicou uma nota técnica relacionada, listando diversos workarounds para se proteger da falha.

Poucas informações sobre a vulnerabilidade existem até o momento. As informações disponíveis sugerem que o problema é grave e que poderia permitir que uma página na Internet executasse código malicioso (vírus) no sistema, independentemente do navegador utilizado pelo usuário.

A Adobe recomenda que todos os usuários instalem a versão nova do Flash para se proteger. Como o Flash é instalado automaticamente por muitos navegadores e websites, é bem provável que você tenha uma versão antiga e vulnerável do Flash Player no sistema, fazendo-se necessária a atualização.

Apesar de que não se sabe de nenhum programa capaz de explorar a falha até o momento e muitos detalhes são desconhecidos, é indispensável que você instale a nova versão do Flash Player seguindo o link Get Flash.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.