Um novo worm brasileiro está se espalhando pela rede do comunicador instantâneo MSN. Como as demais pragas do gênero, o vírus envia mensagens automatizadas, dessa vez prometendo um vídeo do “sapo motoqueiro” ou do “Michal Jackson”. Quando o usuário executar, será infectado pelo worm, que então enviará mensagens para sua lista de contatos e roubará senhas de banco.

A mensagem enviada pelo worm é a seguinte:

Da uma olhada nesse link é um video do sapo motoqueiro, é muito legal.
http://%5Bremovido%5D/sapo_motoqueiro.cmd

Confirmamos também outra variante do vírus que utiliza uma mensagem falando de um vídeo do Michael Jackson:

Olha q video doido. é um video das mil e uma faces do Michael Jackson http://%5Bremovido%5D/michael_jackson.cmd

A tática de enganação usada pelo worm é levada um passo adiante quando o vídeo do Crazy Frog (ou do Michael Jackson) é realmente exibido após a sua execução. O worm carrega uma animação do site VideosLegais.com.br e a exibe no sistema do usuário, enquanto a praga termina de se instalar no sistema. Note que o vídeo do site está limpo — o worm só carrega o vídeo para que o usuário pense que realmente baixou o vídeo e não um vírus.


Vídeo carregado pela Versão “Sapo Motoqueiro”

É interessante também notar que o worm utiliza a extensão .cmd para se espalhar que, apesar de ser tratada com uma extensão executável qualquer, é raramente utilizada para isso.

Após instalada, a praga envia a mensagem espalhando o vírus quando o usuário abrir uma janela de contato no MSN. O usuário pode claramente ver que a mensagem foi enviada, o que significa que a tática de enganação do worm se torna inútil.

Além de espalhar, a praga é um clássico trojan “Banker”, pois monitora o título da janela do Internet Explorer e, caso a mesma possua certas palavras relacionadas à sites de bancos, o worm inicia um outro programa, que por sua vez configura um terceiro, que fica encarregado de roubar as senhas do usuário que utilizar os serviços de Internet Banking.

Ferramenta de Remoção

A Linha Defensiva está disponibilizando uma ferramenta de remoção para o worm, que pode ser baixada em:

http://linhadefensiva.uol.com.br/dl/msn-sapo

Apenas rode a ferramenta e confirme sua execução. Ela deverá remover o worm com sucesso.

FAQ

O vídeo está com vírus?

Não, o vídeo é apenas carregado pelo vírus para enganar o usuário e fazê-lo pensar que o arquivo era realmente um vídeo e não um vírus. O vídeo original está limpo e não possui qualquer código malicioso.

A ferramente serve para a versão Michael Jackson do vírus?

Sim, o vírus é exatamente o mesmo. Apenas a mensagem foi modificada.

Como sei que estou infectado? Como sei se a ferramenta funcionou?

Configure o Windows para ver todos os arquivos. Depois procure pela existência dos seguintes arquivos:

C:WINDOWSsystemtaskmam.exe (não confunda com o taskman.exe)
C:WINDOWSsystemmsnmsgr.cmd

Se existir um desses arquivos, você está infectado.

Nota É importante lembrar que fazer o download de um vírus não infecta seu sistema. Para ser infectado, você precisa executar o vírus.

Ele rouba senhas de MSN?

Para evitar surpresas, recomendamos que troque a sua senha de MSN depois de ser infectado. Em nossos testes, no entanto, não confirmamos o roubo da senha do MSN.

Como faço para não me infectar?

Você apenas será infectado caso clique no link. Para não se infectar, basta não clicar no link. O worm não explora nenhum tipo de falha no MSN Messenger.

A ferramenta de remoção diz que ocorreu um erro (Não consigo remover o vírus)

Nesse caso, execute o computador no Modo de Segurança. Rode a ferramenta. A seguir, apague os dois arquivos mencionados acima. O computador será desinfectado por completo.

Se ainda tiver problemas, a Linha Defensiva oferece um serviço gratuito para a remoção de vírus. Você pode saber como utilizá-lo nessa página. Não peça ajuda nos comentários.

Importante

Se você tem problemas para iniciar o computador no Modo de Segurança, veja o documento da Symantec para usar o MSConfig. Se você ainda tem problemas, consulte o nosso fórum de acordo com essas instruções.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

65 Comments

  1. Bom, quase fui infectado, mas pude ajudar meus amigos graça ao desempenho da UOL. Valew. (me adicionem frostt_jr@hotmail.com)

    Curtir

  2. Saaaalve!

    Ae…
    Realmente o programa funcionou!
    Fui inocente quando abri esse link!
    aUhAUhAUhA…
    Mas agora já removí o vírus!

    Agradeço aí pra pessoa que forneceu essas informações aqui…

    Um abraço!

    Curtir

  3. esse comentario foi muito 10 ,pois chegou na hora certa , consegui remover do pc com facilidade !

    Curtir

  4. Estou deixando ese comentários pra agradeçer a forma como vcs ajudam as pessoas a eliminar esses vírus, eu ja estav ficando preocupado
    mto obrigado

    Curtir

  5. Renato Domingues 15/04/2006 às 10:33

    obrigado Uol pela solução, já estava irritado com esse virus dos infernos…vlw…re.

    Curtir

  6. Ola valew uol
    Porem o virus permanece nao foi possivel remover
    o q eu faço agora…

    Curtir

  7. FABIO JUCÁ 15/04/2006 às 12:04

    Ai gente esse virus e muito perigoso mais esta vacina e forte e eficaz entao c por acidente vc clicou e sor usar que realmente funciona mesmo.
    Eu atesto e confirno que da certo.

    Curtir

  8. eye_of_tree [warcraft nickname] 15/04/2006 às 13:38

    brigada pela solução desse virus

    Curtir

  9. Alessandro, Gisele Oliveira

    Confiram o FAQ postado no artigo e sigam essas instruções.

    Curtir

  10. Gente muito obrigado, meu msn quase todo foi infectado, agora consegui tirar, vcs estao de parabens, e tem que procurar saber se da pra conhecer esta quadrilha e coloca-los atras das grades!!

    Curtir

  11. eu nao recebi o link mas obrigado uol por dar essa informação. uma pergunta: isso pode acontecer mesmo com o windows live messenger?

    Curtir

  12. Olá eu tambem pegei este danado deste virus.mas segui as estruções da linha defencisa e concegui retiralo Obrigado…!!

    Curtir

  13. Muito obrigado por avisar eim quase kai nessa foi por um triz bem quando eu tinha lido essa noticia mas ou menos 2 dias depois eu recebi um link desses tbm só nao abri pq vcs me avisaram obrigado UOL!

    Curtir

  14. eu achu biom o q vcs estão fzndo mias asism… vc deiverião colocar palavras q pessoas possão intender com mais facilidade… porque tem algumas palavras q eu não conheço.

    Curtir

  15. henrique

    Consulte a área do Dicionário. Se algo ainda não ficar claro, envie um e-mail para nós com a sua dúvida sobre o texto.

    Curtir

Comentários encerrados.